Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Saúde Coletiva

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 31 de Janeiro de 2024 às 11:35

Bacharelado em Saúde Coletiva

Título conferido: Bacharel em Saúde Coletiva

Coordenador do curso: Profª Draª Juliana Gagno Lima

Carga horária do curso: 3.215 horas

Número de vagas anuais: 40 vagas

Modalidade: Presencial

Duração do curso: Mínimo de 09 semestres e máximo de 13 semestres

Criação - Resolução nº 233/2018 - Consepe (23 de Janeiro de 2018)

Portaria de Reconhecimento do curso MEC - PORTARIA Nº 88, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2019

 

O Bacharelado em Saúde Coletiva tem ênfase em um perfil de egresso onde o indivíduo deverá ser dotado de uma compreensão holística da problemática de saúde nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender e contribuir no campo científico, das humanidades e das Ciências Sociais na análise das múltiplas dimensões dos determinantes sociais do processo saúde e adoecimento. O Bacharel em Saúde Coletiva terá formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, ética e transformadora, comprometida com a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, capaz de atuar na análise, monitoramento e avaliação de situações de saúde, formulação de políticas, planejamento, programação e avaliação de sistemas e serviços de saúde, no desenvolvimento de ações intersetoriais de promoção de saúde, educação e desenvolvimento comunitário na área de saúde, bem como na execução de ações de vigilância e controle de riscos e agravos à saúde e no desenvolvimento científico e tecnológico da área de Saúde Coletiva com responsabilidade social e compromisso com a dignidade humana, cidadania e defesa da democracia, do direito universal a saúde e do Sistema Único de Saúde, tendo como orientadora a determinação social do processo saúde-doença.

 

Colegiado do BSC (Portaria nº 042/2019- Isco)

O Colegiado do BSC tem caráter representativo (coordenação do curso, docentes, técnicos e discentes) e é o responsável por planejar, aprovar e supervisionar todas as atividades que envolvem o Curso do Bacharelado em Saúde Coletiva.

 

Núcleo Docente Estruturante do BSC (Portaria nº 053/2018- Isco)

O Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Saúde Coletiva, tem em sua composição, docentes definidos pela direção do Instituto em consonância com a coordenação do Curso. Cabe ao NDE, elaborar, propor mudanças e adequações nos projetos pedagógicos do curso e sua implementação prática, bem como realizar reuniões regularmente para discutir, debater, construir e reconstruir as diferentes ações previstas no PPC do Curso. São membros do NDE do BSC:

·         Prof. Msc. Hernane Guimarães dos Santos Júnior – Presidente

·         Prof. Msc. Rui Massato Harayama

·         Profª Drª Heloisa do Nascimento de Moura Meneses

·         Prof. Dr. Teógenes Luiz da Silva Costa

·         Profa. Msc. Elaine Cristiny Evangelista Reis

·         Profa. Dra. Marina Smidt Celere Meschede

 

Projeto Político Pedagógico do Curso:

Clique aqui

 

Página do Curso no SIGAA:

Acesse aqui