Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Itaituba

Ultima atualização em 22 de Dezembro de 2023 às 15:51

Engenharia Civil

Denominação do curso: Bacharelado em Engenharia Civil

Título conferido: Bacharel ou Bacharela em Engenharia Civil

Coordenador do curso:  Profº. Me. Jonas Santos Leite

Vice-Coordenador: Profª. Me. Marcela Santos da Silva

Carga horária do curso: 4.000 horas

Número de vagas anuais: até 40 vagas

Modalidade: Presencial      Turno: Integral 

Duração do curso: Mínimo de 5 anos (10 semestres) e máximo de 7,5 anos (15 semestres)

Portaria nº 974, de 08 de setembro de 2017

Apresentação

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste do Pará caracteriza-se por um perfil dinâmico e busca na sua execução a integração entre a teoria e a prática. Pelas atividades teóricas desenvolvidas ao longo do curso, espera-se possibilitar ao estudante a formação em conformidade com a legislação em vigor, bem como frente às exigências contemporâneas do mundo do trabalho. No decorrer do curso, espera-se desenvolver atividades práticas, como atividades de laboratório, visitas técnicas, atividades complementares, atividades de iniciação científica e extensão universitária, estágio supervisionado, entre outras que colaborem para uma formação proficiente do Engenheiro Civil. Além disso, busca-se no curso de Engenharia Civil a estimulação do corpo docente quanto ao desenvolvimento de trabalhos científicos e pesquisas voltadas para a discussão e a solução de problemas observados no contexto social, como consultorias e identificação de problemas sociais que demandem atividades de Engenharia Civil ou correlatas, através de trabalhos de extensão e divulgação de informações e atualizações no âmbito da Engenharia Civil, de forma a contribuir significativamente com o desenvolvimento regional de maneira sustentável, social e ambientalmente responsável.

Expectativa do mercado de trabalho:

Competência e Habilidades:

Processo Seletivo: Curso 100% Gratuito com seleção anual

  1. PROCESSO SELETIVO REGULAR (PSR/Ufopa) é destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas nos CURSOS DE GRADUAÇÃO oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. O Processo de admissão dos candidatos participantes ocorre exclusivamente atravé da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  2. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL INDÍGENA (PSEI/Ufopa) é destinado a seleção diferenciada de candidatos indígenas, para o provimento de vagas nos CURSOS DE GRADUAÇÃO oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, do Estatuto e Regimento Geral da Ufopa.
  3. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL QUILOMBOLA (PSEQ/Ufopa) é destinado à seleção diferenciada de candidatos quilombolas, para o provimento de vagas CURSOS DE GRADUAÇÃO oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, do Estatuto e Regimento Geral da Ufopa.
  4. PROCESSO SELETIVO Forma Pará (PROSEL ESPECIAL UFOPA 2020 - única seleção): A Ufopa em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) ofertará cursos de graduação de Engenharia Civil no município de Juruti. A oferta destes cursos de graduação faz parte do Programa Forma Pará, uma iniciativa da Sectet em parceria com universidades públicas e prefeituras, cujo objetivo é a expansão da oferta de vagas em cursos de ensino superior em municípios onde a oferta pública de ensino superior público não é garantida ou onde não exista a oferta de determinado curso.