Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Itaituba

Ultima atualização em 31 de Agosto de 2023 às 15:13

Sobre o CITB

HISTÓRICO

O maior desafio da primeira universidade federal criada no interior da Amazônia, a Universidade Federal do Oeste do Pará, é a sua consolidação como instituição de ensino superior que deve pautar suas ações na garantia da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, regida pelo princípio da inovação e preservando sua responsabilidade social em toda a sua área de abrangência.

O Programa de Interiorização da UFOPA tem como objetivo geral oferecer cursos de graduação e pós-graduação de qualidade e gratuitos em seis campi universitários localizados nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná para atender à demanda de profissionais qualificados exigidos para o desenvolvimento regional.

O PARFOR (Plano Articulado de Formação de Professores da Educação Básica), na modalidade presencial, é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

O PARFOR PRESENCIAL é realizado em regime de colaboração entre a União, por intermédio da Capes, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Em Itaituba O PARFOR/UFOPA teve sua primeira seleção no ano de 2010, no qual ingressaram inicialmente 04 cursos de licenciatura (atualmente contamos com 08 turmas), na organização a Universidade concedeu os professores docentes e o município por sua vez fornece toda a estrutura física necessária para a realização das etapas. Em parceira com o município de Itaituba o PARFOR já formou mais de 170 Professores licenciados, os quais atuarão não só no município de Itaituba, mais em toda a região, pois, atualmente, além de Itaituba, temos acadêmicos oriundos dos municípios de Placas, Aveiro, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Rurópolis e Uruará).

Com relação ao corpo técnico da Universidade Federal do Oeste do Pará no município de Itaituba, os primeiros 03 (três) servidores foram nomeados somente no inicio do ano de 2011(Erinaldo, como administrador, em janeiro e Bruno e Fabiano como assistentes em março)  e recaiu sobre estes a responsabilidade de atuar junto às turmas do Parfor. Nos anos seguintes  ingressaram mais outras turmas, totalizando 14 turmas e 374 professores/alunos. Os servidores entre os anos de 2011 e 2017 contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Educação a qual concedeu uma sala em seus prédios para o funcionamento da parte administrativa da Universidade. Inicialmente na escola A Mão Cooperadora (2011), depois na própria Secretaria Municipal de Educação (2012 e 2013), na Escola Alice Carneiro (2014) e por último na Escola Presidente Castelo Branco (2015 a 2017). No ano de 2017 a Ufopa alugou um prédio na Rua Terceira, s/nº, Lote 526, no bairro Liberdade, implantando assim o curso de Bacharelado em Engenharia Civil e incorporando, neste mesmo ano, novos servidores ao quadro Técnico e Docente (Arison Jorge, como Técnico de TI; Wesdras Negreiro, como Assistente Administrativo; Roberto Ribeiro, como Técnico em Assuntos Educacionais; Luamim Tapajós e Allan Leiróz como docentes).

No ano de 2019, com a conclusão da construção do prédio na Rua Universitária, S/N, no bairro Maria Magdalena, a Ufopa/Citb se estabelecu em terreno próprio onde atualmente funciona.

/media/file/site/itaituba/imagens/2022/0067fe0d38383b9a1a74b8aac74acf8d.jpg

LOCALIZAÇÃO

Rua Universitária, s/nº, Maria Magdalena
CEP 68183-300 -  Itaituba - Pará, Brasil