Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Criado em 1 de Fevereiro de 2024 às 19:20

Forma Pará: Curso de Administração em Oriximiná realiza aula inaugural


Mesa redonda teve como tema “Administração e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou no dia 29 de janeiro de 2024 a aula inaugural do curso de Bacharelado em Administração ofertado no Campus de Oriximiná por meio do Programa Forma Pará, iniciativa do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O novo curso também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Oriximiná e do Campus de Alenquer da Ufopa.

 

Mesa de abertura: representante da turma, Pedro Almeida; prefeito de Oriximiná, José Fonseca; reitora da Ufopa, Aldenize Xavier;
diretora do Campus de Oriximiná, Dávia Talgatti; coordenador do curso, Raoni Azeredo. Foto: Ediego Batista

 

Durante a solenidade, a reitora da Ufopa destacou a importância da parceria com o Governo do Pará na oferta de cursos de graduação pelo Programa Forma Pará, o que permite garantir educação superior pública e de qualidade. “Não se faz ciência e tecnologia sem pessoas qualificadas e a oferta de cursos de graduação para mais municípios é estratégica para se garantir direitos para as pessoas da Amazônia”, afirmou Aldenize Xavier.

No seu discurso, o prefeito de Oriximiná, José Willian Siqueira da Fonseca, ressaltou a parceria do município com a Ufopa. Afirmou ainda que a oferta do curso atende a crescente demanda de profissionais envolvidos na administração, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do município e seus arredores. “A Prefeitura valoriza a educação em todos os seus níveis”.

A diretora do Campus de Oriximiná lembrou que a proposta de oferta do novo curso partiu de um diálogo com o Campus de Alenquer, que possui um curso regular em Administração. A proposta foi endossada pela Reitoria da Ufopa e pela Prefeitura de Oriximiná, sendo submetida à Sectet e, posteriormente, aprovada. Dávia Talgatti explicou ainda que a necessidade de qualificação nessa área em Oriximiná é crescente, tendo em vista que no município não há oferta desse curso em instituição pública ou privada. “A oferta do curso no nosso campus solidifica a parceria com o município de Oriximiná e o compromisso com a educação superior na Amazônia”, afirma.

"O Bacharelado em Administração é fruto do compromisso da Ufopa, com o Governo do Estado e Prefeitura de Oriximiná, em expandir o acesso à educação de qualidade, gratuita e centrada na formação humana. A perspectiva adotada é possibilitar egressos com perfil interdisciplinar, voltados ao planejamento, pesquisa e formulação de políticas e projetos para o setor público, social e privado, capazes de liderar com primazia as organizações voltadas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia integrado com as necessidades globais", explica o professor Raoni Azeredo, que coordena o curso.

O representante estudantil, Pedro Diego Gomes de Almeida, agradeceu a todas as autoridades que possibilitaram a oferta do curso de Administração em Oriximiná, o que permitirá aos futuros formandos somar e ajudar no desenvolvimento do município e região.

 

Discentes da primeira turma do cirso de Administração do Campus de Oriximiná pelo Forma Pará.
Foto: Ediego Batista

 

Mesa redonda - Após a cerimônia de abertura, foi realizada a mesa redonda intitulada “Administração e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: uma nova trajetória para o século 21”, tendo como mediador o professor Raoni Azeredo e debatedores os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Oriximiná, Leonardo Barbosa de Lima e Patrícia Lopes; o diretor administrativo da Associação das Comunidades da Gleba Trombetas e Gleba Sapucua (Acomtags), Emerson Carvalho da Silva; o diretor administrativo da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Município de Oriximiná (Arqmo), Rogério de Oliveira Pereira; e do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Mineração de Oriximiná, Rubson Rodrigue da Silva.

Formação – A reitora também participou da formatura da primeira turma do curso de Informática Básica para indígenas e quilombolas, ocorrida no mesmo dia. O objetivo foi capacitar os alunos para usar o computador como ferramenta de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a democratização do conhecimento. A proposta pedagógica do curso focou em sistemas operacionais e no pacote Office, destacando Word, Excel e Power Point. Além da reitora, a solenidade contou com a presença da professora Dávia Talgatti e do coordenador do Projeto Puxirum, Clayton Santos.

 

Alunos do curso de Informática Básica para indígenas e quilombolas. Foto: Redes sociais

 

“Dia muito rico em Oriximiná. Fizemos a entrega dos certificados aos alunos indígenas e quilombolas do projeto de extensão para formação em informática básica. Parabéns professor Clayton pelo lindo projeto. Também entregamos o espaço Pensamento Criativo aos coletivos de estudantes e empresa Jr, fruto do projeto de pesquisa das professoras Suzane Monteiro e Flávia Monteiro. Para finalizar, aula inaugural do curso de Administração em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Oriximiná”, comemorou Aldenize Xavier.

Cooperação – Outro destaque da visita foi a assinatura do termo de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural entre a Ufopa e a Prefeitura de Oriximiná, para o compartilhamento e transferência de informações, conhecimento, serviços científico e tecnológico, infraestrutura (laboratórios de ensino, pesquisa e extensão), formação e treinamento de recursos humanos, estágios para os alunos, planejamento e desenvolvimento institucional. O objetivo é possibilitar, para ambos, apoio no ensino, pesquisa e extensão, proporcionando à comunidade acadêmica uma melhor interatividade e formação visando a atender a comunidade em geral.

Dentre as atividades e rotinas previstas estão: estágios em gestão administrativa; capacitação de servidores públicos municipais; infraestrutura de manutenção de áreas verdes; compartilhamento e transferência de conhecimentos e experiências entre os participantes do convênio; e apoio entre as instituições envolvidas em ações de ensino, pesquisa e extensão, propiciando o uso da infraestrutura física das instituições envolvidas, como salas de aula, laboratórios, auditório, transporte, dentre outros.

 

Assinatura do termo de cooperação técnica entre a Ufopa e a Prefeitura de Oriximiná.
Foto: Redes Sociais

Espaço Pensamento Criavo - Outra ação realizada durante a visita da reitoria em Oriximiná foi a inauguração e entrega do Espaço Pensamento Criavo, que irá abrigar os coletivos estudantis Indígena e Quilombola, Empresa Jr. e Laboratório de Projetos e Gestão do Campus. 

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/42c725aa213b91ff114026d50a841c17.jpg
Flávia Monteiro, Dávia Talgatti, Aldenize Xavier e Suzane Aquino Monteiro durante inauguração do espaço.

FONTE: Comunicação/Ufopa, com informações da Reitoria.

Fotos: Ediego Batista (Campus Ufopa Oriximiná) e Edson Almeida (Chefe de Gabinete Ufopa)