Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Criado em 28 de Junho de 2019 às 16:47

Na temática de ecologia e conservação de quelônios discentes do curso de Ciências Biológicas defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso


Ambos os estudos foram realizados no âmbito de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Quelônios – LAPECQ, sob orientação da prof. Priscila Saikoski Miorando.


Os discentes Carlos Haroldo Printes Leite e Edimilson Aníbal Pinheiro, concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso acerca das temáticas Ecologia e Conservação de quelônios no Campus Oriximiná nesta sexta-feira.

Aspectos da biologia reprodutiva do tracajá, Podocnemis unifilis, foram estudados em 16 comunidades ao longo de um gradiente ambiental desde a várzea do baixo Amazonas até o rio Acapu na bacia do rio Trombetas, município de Oriximiná.

 As comunidades são participantes do Programa de Conservação Pé-de-Pincha e o estudo contribuiu para a compreensão das variações reprodutivas entre comunidades e identificou pontos importantes de manejo para a melhoria dos resultados de conservação de quelônios no município.

O outro estudo apresentou um levantamento do consumo de quelônios na zona urbana do município, com estimativas de animais e ovos consumidos, além da economia envolvida no comércio destes animais, práticas que ainda são muito enraizadas na cultura Amazônica.

Ambos os estudos foram realizados no âmbito de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Quelônios – LAPECQ, sob
orientação da prof. Priscila Saikoski Miorando.