Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 7 de Maio de 2026 às 16:38

Atletas parceiros da Ufopa conquistam ouro no Brasileiro de Canoagem Oceânica


Dupla santarena garantiu o primeiro lugar na categoria SS2 Sênior.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esteve representada na abertura do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2026, ocorrida nos dias 2 e 3 de maio, durante a 4.ª Volta à Ilha da Gipoia, em Angra dos Reis (RJ). A competição reuniu cerca de 80 atletas de diferentes regiões do país em provas disputadas na Praia do Anil, com percurso de 25 km.

Representando Santarém e o estado do Pará, os atletas Hiel Gesã e Mayko Lucena, da Associação Náutica Navegar, parceira da Ufopa, conquistaram o primeiro lugar na categoria SS2 Sênior, com o tempo de 2h01min20s. O resultado colocou a dupla na liderança do ranking nacional da modalidade.

As provas ocorreram em dois dias. No sábado, houve as disputas individuais das categorias SS1, OC1 e V1. Já no domingo, foram realizadas as provas em duplas e coletivas, envolvendo as categorias SS2, OC6, V3 e V6.

Após a competição, os atletas estiveram na Ufopa para relatar a participação no campeonato e encontraram-se com a reitora e outras autoridades da universidade.

A preparação dos atletas ocorre por meio das atividades desenvolvidas pela Associação Náutica Navegar em parceria com a Ufopa, na Área Náutica da instituição, ao lado do Complexo Esportivo da Unidade Tapajós, em Santarém. O espaço também recebe treinamentos, oficinas, competições e atividades voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo.

Próxima etapa: A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica será realizada nos dias 27 e 28 de junho, em Ilhabela, no litoral de São Paulo, durante a prova Rubens Alves Seixinho. Líderes do ranking nacional após o resultado conquistado em Angra dos Reis, Hiel Gesã e Mayko Lucena já retomaram os treinamentos em busca de mais um bom desempenho na competição.

Ascom/Ufopa, com informações da Procce
Foto: Acervo Procce
07/05/2026

Hiel Gesã e Mayko Lucena na Ufopa, com a reitora Aldenize Xavier e integrantes da Procce, após a conquista da 1.ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica.

Dupla santarena garantiu o primeiro lugar na categoria SS2 Sênior.

Notícia em destaque