Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Fevereiro de 2026 às 17:03

Consun aprova regimento da eleição para escolha da nova Reitoria da Ufopa


Consulta à comunidade acadêmica será dia 24 de outubro de 2025.

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou por unanimidade, com 39 votos, o Regimento Eleitoral que regulamentará a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da instituição.

O documento foi aprovado durante a 2.a reunião extraordinária ocorrida nesta terça-feira, 19 de agosto, e conduzida pela Presidência do Conselho, composta pela reitora e vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier e Solange Ximenes, respectivamente. Técnicos administrativos, docentes e discentes irão às urnas dia 24 de outubro de 2025, das 8h às 21h, para eleger a gestão que conduzirá a Ufopa no quadriênio 2026-2030.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/9f2ef2b2-34b9-4401-9416-b6dbef13a197.jpg
Vice-reitora Solange Ximenes e reitora Aldenize Xavier.

 

O período oficial de campanha será de 19 de setembro a 23 de outubro de 2025, totalizando 35 dias, enquanto o prazo de desincompatibilização dos candidatos junto à instituição vai de 15 de setembro a 6 de novembro. O período de inscrição das chapas irá de 8 a 12 de setembro. O resultado final da consulta será homologado pelo Consun em 5 de novembro de 2025.

O regimento aprovado estabelece regras como obrigatoriedade de inscrição das chapas com plano de trabalho e currículo Lattes; votação por meio do sistema eletrônico SIG-Eleição da Ufopa; proibição de práticas como distribuição de materiais impressos, uso de camisetas, outdoors ou carros de som durante a campanha.

A consulta à comunidade acadêmica manterá o modelo de paridade entre os três segmentos: docentes, técnicos administrativos e discentes com vínculo ativo, cada categoria com peso de um terço no resultado final.

Este início do processo eleitoral para escolha de reitor (a) e vice-reitor (a) foi conduzido pela Comissão Especial de Eleição (CEE), constituída no dia 9 de junho de 2025 para revisar prazos e sugestões da última Comissão Eleitoral de Consulta. A CEE é presidida pela professora Dávia Marciana Talgatti, diretora do Campus Oriximiná, e composta pelos seguintes membros: Luiz Carlos Laurindo Júnior (docente); Warlivan Salvador Leite (técnico); Cleideane Moraes Carvalho (técnica); Lúcy Ellen Vasconcelos Souza (discente); e Matheus Maffioletti Dias (discente).

Após a elaboração da minuta do Regime Eleitoral, o documento tramitou na Câmara de Legislação e Normas (CLN), responsável pela emissão de relatórios sobre editais relacionados a processos eleitorais internos para Reitoria, direção de campi e unidades acadêmicas, além da escolha de representantes de categorias nos Conselhos Superiores.

Com a elaboração e aprovação do regimento pelo conselho máximo da universidade, a Ufopa deu início a um processo eleitoral transparente e democrático, que definirá a gestão responsável por conduzir a instituição até abril de 2030.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/295f0e6e-8c3b-410d-a9b0-a4280cd00d7d.jpg
O Consun reunido na 2.ª reunião extraordinária.

 

Texto e fotos: Albanira Coelho – Ascom/Ufopa
19/08/2025

Aprovação do Regime Eleitoral foi unânime.

Consulta à comunidade acadêmica será dia 24 de outubro de 2025.

Notícia em destaque