Ultima atualização em 15 de Dezembro de 2025 às 16:59
Os estudos em Biotecnologia são destaque em publicações internacionais.
Professor Kauê Santana da Costa, docente do Instituto de Biodiversidade (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), tem atuado com diferentes grupos de pesquisa nacionais e internacionais para desenvolver modelos computacionais que visam a consolidar o que ele chama de primeiro mapa químico de peptídeos de aplicações biotecnológicas e farmacêuticas.
Os peptídeos são cadeias de compostos químicos chamados de aminoácidos, que formam as proteínas do corpo humano. Quando ligados em sequências específicas, estes aminoácidos criam peptídeos com funções biológicas determinadas que podem gerar propriedades farmacológicas, contribuindo para a produção de novos fármacos, que são o princípio ativo de medicamentos. Nos estudos, o pesquisador vem aplicando ferramentas de bioinformática, inteligência artificial e modelagem molecular que auxiliam na avaliação dos peptídeos.
Em conjunto com pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Ghent (Bélgica), Universidade de Sorbornne (França), Galway RNA Research Cluster (Irlanda) e Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Kauê participou da produção de dois artigos científicos que exploram temas ligados à saúde pública e ao desenvolvimento de novos medicamentos.
Artigos publicados
No primeiro estudo, publicado na revista da Academia Americana de Química, a ACS Omega, os pesquisadores investigaram porque diferentes peptídeos se comportam de maneiras distintas durante análises realizadas por técnicas cromatográficas que são fundamentais para a separação e o isolamento de moléculas bioativas.
Essas análises são essenciais para identificar, quantificar e garantir a qualidade de novos fármacos baseados em peptídeos, que vêm ganhando espaço como alternativas terapêuticas mais seguras e específicas. A pesquisa demonstrou que não é apenas o tamanho da molécula (massa molecular) que influencia sua detecção, mas um conjunto complexo de características. Esta pesquisa abre caminho para métodos mais rápidos, precisos e sustentáveis na análise e controle de qualidade destas biomoléculas, um avanço para a indústria farmacêutica.
Leia o artigo aqui: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsomega.5c02327.
No segundo trabalho, publicado no Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, os autores investigaram como diferentes peptídeos influenciam na perda de massa muscular, um problema grave e crescente na população idosa e em pacientes com câncer, doenças cardíacas ou outras enfermidades debilitantes. Os pesquisadores identificaram 87 peptídeos distintos que podem atuar como biomarcadores de doenças que são úteis para o diagnóstico ou possíveis tratamentos para distúrbios musculares.
Leia o artigo aqui: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jcsm.70109.
As duas publicações reforçam o protagonismo da Ufopa em áreas como Farmacologia, Bioinformática, Inteligência Artificial e Biotecnologia, colocando a região amazônica diretamente no mapa da ciência mundial.
Filiado à Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), professor Kauê Santana reforça a necessidade de maiores investimentos em pesquisa computacional, na área de Química Sintética, Farmacologia e Inteligência Artificial na região amazônica para potencializar as pesquisas.
Ascom/Ufopa
15/12/2025