Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Novembro de 2025 às 15:03

“Em busca do Bamburro” lança luz sobre o trabalho e a vida nos garimpos amazônicos


Livro será lançado dia 6 de novembro, às 18h30, no auditório do NTB, em Santarém

No próximo dia 6 de novembro será lançado o livro “Em busca do Bamburro: memórias do trabalho, reciprocidade e a construção da masculinidade em garimpos amazônicos”, de autoria do antropólogo Carlos de Matos Bandeira Junior, servidor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento ocorrerá em Santarém (PA), às 18h30, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, bairro do Salé.

A obra é resultado da dissertação de mestrado do autor, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Ufopa, sob a orientação do professor doutor Rubens Elias da Silva, e conta com o apoio da Fundação de Integração Amazônica (Fiam). O trabalho foi selecionado entre as melhores dissertações do programa para publicação em formato de livro, destacando-se pela relevância acadêmica e pela sensibilidade etnográfica com que aborda o universo garimpeiro.

Em “Em busca do Bamburro”, Carlos Bandeira Junior mergulha nas experiências, narrativas e memórias de trabalhadores da mineração artesanal de ouro na Amazônia, revelando as complexas dinâmicas de trabalho, reciprocidade e construção da masculinidade que marcam a vida nos garimpos. O autor propõe uma reflexão crítica sobre o que significa “fazer-se homem” nesse contexto, onde o risco, a solidariedade e o sonho do “bamburro” se entrelaçam nas trajetórias de milhares de trabalhadores.

Aberta à comunidade acadêmica e ao público interessado em temas como trabalho, cultura, gênero e Amazônia, o lançamento contará com sessão de autógrafos e uma roda de conversa com o autor e convidados.

Serviço: Lançamento do livro “Em busca do Bamburro: memórias do trabalho, reciprocidade e a construção da masculinidade em garimpos amazônicos”

  • Data: 6 de novembro de 2025

  • Horário: 18h30

  • Local: Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, bairro do Salé, em Santarém

  • Apoio: Fundação de Integração Amazônica (Fiam) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Ufopa

Ascom/Ufopa, com informações do autor
28/10/2025

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/8ce07f1c-358e-4cf8-9801-39ef99b3ea19.png

 

Notícia em destaque