Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 14 de Novembro de 2025 às 18:45

Gelic celebra 5 anos com programação especial


Evento reúne debates, cineclube e oficina de colagem na Unidade Rondon.

O Grupo de Estudos de Literatura e Cinema (Gelic) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) comemora, em novembro de 2025, cinco anos de atividades acadêmicas e extensionistas com o evento “Gelic 5 – Extensão e Pesquisa em Literatura e Cinema na Amazônia”. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a programação especial ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, em Santarém (PA).

A programação propõe um espaço de socialização das produções científicas e das ações de extensão realizadas desde a fundação do grupo, reafirmando seu compromisso com a integração entre pesquisa, ensino e comunidade. O objetivo é celebrar cinco anos de atuação do Gelic como um espaço de crítica, diálogo e formação voltado aos estudos de literatura e cinema.

O evento contará com uma mesa-redonda na qual discentes apresentarão resultados de pesquisas em andamento sobre literatura, cinema e cultura, com ênfase em abordagens interdisciplinares baseadas nos Estudos Culturais e na Literatura Comparada.

Além da dimensão acadêmica, haverá uma mostra das ações de extensão desenvolvidas pelo Gelic, incluindo sessão de cinedebate sobre o filme "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (Pedro Almodóvar, 1988) e a oficina “Explorando planos e ângulos cinematográficos através da colagem”.

Para a oficina de colagem, o Gelic criou uma campanha de doação de jornais, livros e revistas. O ponto de coleta está localizado ao lado do mural de publicações do Iced, próximo à entrada do instituto.

“A celebração dos cinco anos do Gelic visa não apenas revisitar a trajetória do grupo, mas também projetar novas perspectivas de pesquisa e diálogo com a sociedade, reforçando o papel da Ufopa como agente de formação crítica e cultural na Amazônia. O evento busca evidenciar o impacto social e intelectual do grupo, valorizando a articulação entre as artes, a educação e os debates contemporâneos sobre cultura e identidade”, afirma o professor Elder Tanaka, integrante do Gelic.

Programação:

26/11 – Mesa-redonda: Pesquisa em Literatura, Cinema e outras artes

  • Horário: 8h30 às 11h30

  • Local: Auditório Wilson Fonseca

27/11 – Cineclube: exibição de "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988)

  • Horário: 8h30 às 11h30

  • Local: Auditório Wilson Fonseca

28/11 – Oficina: “Explorando planos e ângulos cinematográficos através da colagem”

  • Horário: 8h30 às 12h

  • Local: Sala H105 da Unidade Rondon

  • Carga horária: 10h (com certificado)

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 24 de novembro, por meio do link (AQUI).

Mais informações no perfil do Gelic no Instagram.

Serviço: Gelic 5 – Extensão e Pesquisa em Literatura e Cinema na Amazônia

  • Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2025

  • Local: Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal, em Santarém (PA)

  • Realização: Grupo de Estudos de Literatura e Cinema (Gelic)

Ascom/Ufopa, com informações do Gelic
14/11/2025

Imagem: Divulgação.

Evento reúne debates, cineclube e oficina de colagem na Unidade Rondon.

Notícia em destaque