Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 7 de Novembro de 2025 às 18:31

ICTA Social realiza atividades no Quilombo Tiningu


Projeto de Extensão do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

No dia 6 de novembro, docentes, técnicos e acadêmicos do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estiveram presentes na comunidade quilombola do Tiningu, situada na zona rural do município de Santarém (PA), com atividades voltadas à divulgação científica, educação ambiental e valorização do conhecimento local.

A programação aconteceu na Escola São João, que tem como diretora a professora Márcia Andréa Machado. Os alunos do ensino fundamental e ensino médio participaram da exposição das coleções biológicas do instituto, ocorrida no ginásio da escola; de uma oficina prática de compostagem; e de palestras sobre os cursos de graduação do ICTA realizados por acadêmicos dos bacharelados de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária Ambiental, Gestão Ambiental e Engenharia de Pesca. A equipe do ICTA também realizou uma visita técnica nos tanques de piscicultura da comunidade.

Outro destaque da ação foi o resgate do contexto histórico e ambiental da comunidade quilombola, promovendo o diálogo entre saberes científicos e tradicionais e reforçando o compromisso do ICTA com a extensão universitária e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Uma acadêmica do curso de História, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), conversou com o presidente da comunidade, Raimundo Benedito Mota, com objetivo de produzir um material sobre o processo histórico da comunidade. 

A iniciativa faz parte do projeto de extensão ICTA Social, que busca aproximar o instituto da sociedade por meio de atividades educativas, ambientais e de valorização cultural. O projeto é coordenado pelo professor Frank Vasconcelos, que também é diretor do ICTA. Da equipe fazem parte técnicos, docentes e discentes que realizaram as ações no quilombo.

Para o final de novembro, está previsto o retorno de alguns membros da equipe para a continuação e acompanhamento das atividades de extensão.

Ascom/Ufopa, com informações do ICTA
04/11/2025, atualizado em 07/11/2025

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/8bfae5da-361c-49f5-97a9-4b8aaeeb477f.jpg
Equipe do ICTA e comunitários do Quilombo Tiningu. Foto: Acervo ICTA.

 

Notícia em destaque