Ultima atualização em 4 de Novembro de 2025 às 18:53
Ufopa integra comitiva e reforça cooperação científica entre Brasil e França na Amazônia.
O lançamento do edital do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica (CFBBA) marcou, nesta sexta-feira, 31 de outubro, a passagem da Caravana Fluvial Iaraçu por Santarém. A embarcação atracou no porto, em frente à Praça Tiradentes, reunindo pesquisadores e representantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da França em uma programação voltada à cooperação científica e ambiental.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) integrou a caravana, em que foi representada pela professora Honory Kátia Mestre Corrêa, titular da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni). Segundo a docente, a presença da Ufopa destaca o compromisso institucional com a integração da Amazônia em redes internacionais de pesquisa e inovação.
“O edital representa um marco importante para a cooperação científica Brasil-França, ampliando as oportunidades para pesquisadores brasileiros em projetos de alto impacto voltados à preservação e ao desenvolvimento sustentável da região amazônica”.
O edital do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica oferece bolsas de mobilidade para que doutorandos de universidades da Amazônia Legal desenvolvam parte de suas pesquisas na França. A chamada pública, resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), contempla projetos nas áreas de biodiversidade, mudanças climáticas, bioeconomia e valorização dos saberes dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
Segundo o professor Naziano Filizona, docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e integrante da organização da Caravana Iaraçu, a expedição partiu de Manaus no dia 28 de outubro e seguirá navegando pelo rio Amazonas até o encerramento da COP30, em Belém. A iniciativa percorre cidades ribeirinhas promovendo atividades de integração científica e cultural com foco no fortalecimento dos laços entre ciência, sociedade e políticas públicas voltadas às questões climáticas.
Ascom/Ufopa
Imagens: Albanira Coelho
31/10/2025