Ultima atualização em 30 de Abril de 2026 às 17:58
Ufopa reúne especialistas para debater enfrentamento ao abuso sexual infantil
A Campanha Maio Laranja, voltada à prevenção e ao enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes, será realizada no dia 8 de maio, na Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), situada no bairro do Caranazal, em Santarém (PA). Promovida pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), a programação inclui mesa de abertura institucional, oficinas formativas e atividades de sensibilização, reunindo profissionais de diferentes áreas para discutir estratégias de proteção e fortalecimento da rede de atendimento.
Marcada para as 18 horas, no auditório Wilson Fonseca, a abertura do evento terá mesa institucional com representantes da Ufopa, incluindo docentes do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da coordenação do curso de Pedagogia. Também está prevista uma apresentação especial do coral da universidade. Em seguida, haverá a mesa temática “Fluxos de Denúncia, Marco Legal e Vivências na Proteção de Crianças e Adolescentes”, com participação de representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e órgãos de assistência social.
À tarde, a programação inclui quatro oficinas formativas, com foco em diferentes etapas da educação e estratégias de prevenção. A oficina “Primeiros sinais: prevenção e proteção na educação infantil”, ministrada pela pedagoga Talita Corrêa, ocorrerá das 14h às 17h30, na sala H303. No mesmo horário, será realizada a oficina “Escuta, autonomia e rede: prevenção nas etapas finais da educação”, no auditório Wilson Fonseca, com a psicóloga Taynara Campos e a pedagoga e bacharel em Direito Flávia Perez.
Também integram a programação as oficinas “Cuidado e escuta: prevenção e identificação nas etapas iniciais”, conduzida pela psicóloga Evely Reis, das 15h às 17h30, na sala R8; e “Rede que protege: estratégias integradas de prevenção, intervenção e encaminhamento”, ministrada pela assistente social Patrícia Borges, das 14h às 17h30, também na sala R8.
A campanha Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca dar visibilidade ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, incentivando ações educativas e o fortalecimento das redes de proteção. A iniciativa reforça a importância da informação, da escuta qualificada e da atuação integrada entre instituições para a identificação precoce de situações de risco e o encaminhamento adequado dos casos.
O evento envolve diferentes instituições e órgãos parceiros, evidenciando a articulação intersetorial necessária para o enfrentamento desse tipo de violência.
Serviço: Maio Laranja: Educar para Proteger – Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil
Data: 8 de maio (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Unidade Rondon, Campus Santarém (Av. Marechal Rondon, s/n – bairro Caranazal)
Inscrições: https://forms.gle/okCpWT8wKqe2fyoq7
Ascom/Ufopa
30/04/2026
