Ultima atualização em 12 de Janeiro de 2026 às 11:53
Atividade de extensão reuniu estudantes do ensino médio.
Integrantes do Grupo de Estudos de Literatura e Cinema (Gelic) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ministraram, no dia 18 de setembro, o minicurso “Cinema na Redação do Enem” no Museu de Ciências da Amazônia (MuCA), em Belterra.
A ação, promovida com recursos do Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx), fez parte do projeto de extensão “Minicursos Gelic: Explorando Temas de Literatura e Cinema para além dos muros da universidade”.
O minicurso foi ofertado em dois turnos e atendeu estudantes e egressos do ensino médio da cidade. A proposta demonstrou como o repertório sociocultural dos candidatos pode ser mobilizado de forma produtiva na redação do Enem, com ênfase na Competência 2, que trata da seleção e organização de argumentos.
A programação incluiu a exibição do curta-metragem "Ilha das Flores", seguida de atividades de análise crítica a partir da perspectiva dos direitos humanos e das problemáticas ambientais.
Durante as sessões, os participantes discutiram eixos temáticos recorrentes no exame, elementos de coesão textual e técnicas para incorporar referências culturais sem cair em lugares-comuns.
Os discentes do Gelic orientaram a elaboração de parágrafos e propostas de intervenção inspiradas no filme, com foco na articulação argumentativa e na adequação ao formato exigido.
A comissão organizadora destacou a interlocução com gestores locais e a intenção de promover novas ações formativas em parceria com o MuCA e as redes de ensino de Belterra.
Ascom/Ufopa, com informações do Gelic
Fotos: Acervo do Gelic
22/09/2025