Ultima atualização em 14 de Março de 2024 às 15:39

Mostra Geográfica apresenta trabalhos audiovisuais de alunos do ensino médio

Documentários foram exibidos no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon.

Resultado do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, a Mostra Geográfica ocorreu no dia 8 de março no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon/Campus Santarém. Alunos do ensino médio, acadêmicos, professores de escolas públicas e professores universitários exibiram documentários produzidos em 2023 durante a execução do RP. “O evento foi a culminância de meses de trabalho, pesquisas, análises e aprendizados, apresentando cinco documentários”, explicou o Prof. Leandro Cazula, coordenador do curso de Geografia.

Sobre a Mostra Geográfica – O RP de Geografia conta com a parceria de quatro escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Júlia Passarinho, EEEFM Aluísio Martins, Escola Estadual Cívico-Militar EFM José de Alencar e EE Diocesana EM São Francisco. Tem duas coordenadoras (docentes do curso de Geografia da Ufopa): Profa. Dra. Alice Ferreira Rodrigues Dias e Profa. Dra. Mizant Couto de Andrade Santana, seis preceptores (docentes das escolas participantes), e 30 discentes residentes do curso de Geografia da Ufopa.

“O RP de Geografia pautou-se na linguagem cinematográfica como proposta metodológica para a produção do conhecimento. Por esse viés educativo, todos os envolvidos puderam sair das 'quatro paredes' da sala de aula para observar o espaço e suas contradições, bem como escrever e representar o que foi observado. Nesse sentido, estimula-se o pensamento crítico e a autonomia”, justificou o coordenador. “Por outro lado, nossos residentes tiveram a oportunidade de viver o dia a dia da escola, enfrentando as dificuldades e as possibilidades que a carreira docente traz, além de experimentarem diferentes metodologias de ensino-aprendizagem que servirão futuramente para o exercício da profissão docente”, completou.

Vídeos apresentados durante a Mostra Geográfica: "Água e sustentabilidade", da equipe da escola José de Alencar; "A importância do trabalho de campo no ensino de Geografia", da equipe da escola São Francisco; "Geografia em versos", da equipe da escola Aluísio Martins; "Cidade, caminhos e descaminhos", da equipe da escola São Francisco; e "As mudanças socioambientais no bairro Uruará em Santarém (PA)", da equipe da escola Júlia Passarinho.

Sobre o Programa de Residência Pedagógica – É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a finalidade de fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Atualmente a Ufopa conta com cinco subprojetos vinculados aos cursos de licenciatura em Matemática e Física; Geografia; Letras – Língua Portuguesa; e Pedagogia. São cerca de 195 residentes (alunos de graduação), 13 docentes orientadores (professores da Ufopa), 39 preceptores (professores das escolas públicas de Santarém). “Esse é o segundo edital de que a Ufopa participa, tendo aumentado consideravelmente o quantitativo de cursos de licenciatura e de escolas de educação básica envolvidas nessa segunda experiência”, afirmou o coordenador.

O programa, além de aprimorar a formação dos futuros professores dos cursos de licenciatura citados, aproxima professores e alunos da educação básica da universidade. “Sua maior importância está no fato de propiciar experiências/vivências em sala de aula aos professores em formação (alunos da graduação), contribuindo para uma formação muito mais completa”, finalizou Leandro Cazula.

13/03/2024

Estudantes participantes da RP lotam auditório para a Mostra Geográfica. Foto: Acervo do Projeto, 08/03/2024.

Documentários foram exibidos no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon.