Ultima atualização em 17 de Julho de 2024 às 08:29

Nota da Reitoria sobre o início do semestre letivo 2024.1 e a greve dos servidores docentes

NOTA DA REITORIA SOBRE O INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO 2024.1 E A GREVE DOS SERVIDORES DOCENTES

A Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa à comunidade em geral que iniciou diálogo com o Sindicato dos Docentes da Ufopa (SindUfopa), com uma reunião inicial no dia 11 de junho de 2024, em que houve o entendimento pela conciliação entre o início do semestre letivo 2024.1 combinado às atividades de greve, incorporando-se as referidas atividades na programação de recepção ao corpo discente, especialmente aos calouros. Outras reuniões ocorrerão, objetivando discutir e deliberar sobre os procedimentos a serem adotados durante o movimento grevista, especialmente quanto à garantia da continuidade de serviços essenciais.

Na reunião ficou acertado que o semestre letivo 2024.1 iniciará no dia 17 de junho de 2024, com uma grande programação para recepção dos nossos calouros 2024 e demais discentes, e contará com a participação do SindUfopa e demais categorias organizadas da universidade. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a programação ocorrerá, a partir das 13h30, no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém, com palestras, orientações e outras atividades.

No decorrer da próxima semana, a programação continuará nos institutos e campi e se encerrará no dia 21 de junho com a aguardada Festa Junina da Ufopa. As aulas continuarão na semana de 24 de junho de 2024, com os professores apresentando os programas de suas respectivas disciplinas, as explicações introdutórias, as combinações iniciais e explicando sobre a greve nas universidades federais no país, através da leitura de uma nota conjunta de esclarecimento a ser emitida.

Após essas duas semanas de recepção, caso a greve persista, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) será convocado para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico. Tal convocação ocorrerá até o final do mês de junho, após o período de recepção dos discentes.

Em relação ao atual movimento grevista dos servidores docentes, em especial da Ufopa, a Administração Superior manifesta seu apoio à luta dos servidores e reconhece a legitimidade das reivindicações apresentadas, que refletem a busca por uma reestruturação justa e necessária da carreira e luta por condições de trabalho que respeitem a dignidade e o profissionalismo de cada servidor. Não se faz ensino superior de qualidade sem servidores com direitos reconhecidos e efetivados.

A Ufopa reitera seu compromisso com a qualidade da educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Santarém - PA, 12 de junho de 2024.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará