Ultima atualização em 24 de Agosto de 2026 às 10:16
Programação aberta à sociedade em geral.
O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove nesta segunda-feira, 24 de agosto, a palestra “O reconhecimento da língua Ka’apor de sinais como língua natural, contribuindo para a valorização, revitalização e preservação dessa língua”. Será um momento de diálogo, conhecimento e valorização das línguas de sinais e dos povos amazônicos.
A palestra será ministrada pela Profa. Dra. Leila Saraiva Mota, do curso de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Bragança. A docente apresentará aspectos de sua pesquisa de doutorado, destacando a importância do reconhecimento da língua Ka’apor de sinais como língua natural e sua contribuição para a valorização, revitalização e preservação linguística e cultural do povo Ka’apor.
A programação está sendo organizada pelo curso de Letras/Libras da Ufopa e é aberto a toda a comunidade acadêmica e também à sociedade em geral que tenha interesse na temática.
Sobre a palestrante
Professora Leia Saraiva Mota é doutora em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e mestra em Linguagens e Saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, como docente da UFPA, em Bragança, coordena o projeto de extensão "Conexão Libras".
Serviço: Palestra sobre a língua Ka’apor de sinais
Data: 24 de agosto de 2026 (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon/Campus Santarém

Ascom/Ufopa, com informações do Iced
24/08/2026