Ultima atualização em 12 de Janeiro de 2026 às 12:19
Inscrições abertas até 6 de outubro.
O Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) é um curso oferecido nacionalmente, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O programa visa a formar profissionais com um claro entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e das questões éticas, sociais e ambientais que influenciam as políticas públicas.
A Universidade Federal do Oeste do Pará compõe a Rede Profiap desde 2024. Atualmente, o curso está lotado no Campus Alenquer da Ufopa, sendo coordenado pela professora Andréa Leão, do Instituto Ciências da Sociedade (ICS).
Credenciamento docente
A coordenação local da Rede Profiap/Ufopa divulgou chamada para credenciamento de novos docentes para o curso, de acordo com o edital n.º 17/2024, que informa sobre o processo. Os formulários de solicitação de credenciamento devem ser enviados para o e-mail coord.profiap.alenquer@ufopa.edu.br no período de 22 de setembro a 6 de outubro de 2025.
Leia os documentos com atenção:
Edital n.º 17/2024 – Credenciamento de novos docentes na Rede Profiap
Formulário de solicitação de credenciamento de novo docente à Rede Profiap
Chamada para Credenciamento Docente
O Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) é um curso oferecido nacionalmente, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Este programa visa a formar profissionais com um claro entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e das questões éticas, sociais e ambientais que influenciam as políticas públicas.
O curso tem como objetivos principais:
1. Capacitar profissionais para a prática administrativa avançada nas organizações públicas.
2. Contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas.
3. Disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.
A admissão ao Profiap é realizada por meio do teste da Anpad. O curso oferece uma única área de concentração em Administração Pública, com duas linhas de atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações.
Para mais informações, acesse o site: https://profiap.org.br/.
A Ufopa compõe a Rede Profiap desde 2024, está indo para sua TERCEIRA Turma e, atualmente, encontra-se lotado no Campus Alenquer.
A Coordenação Local da Rede Profiap/Ufopa vem tornar público o edital n.º 16/2024 – CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES NA REDE PROFIAP para atuarem no Profiap/Ufopa a partir de 2026.1. Abaixo as orientações:
PERÍODO: 22/09/2025 a 06/10/2025
Entrega do Formulário de Solicitação de Credenciamento de Novo Docente à Rede Profiap (Anexo no edital) via e-mail: coord.profiap.alenquer@ufopa.edu.br
Coordenadora: Profa. Andréa Leão (ICS – Campus Santarém/Unidade Tapajós)
Técnico: Francisco Hélio (Campus Alenquer)
Ascom/Ufopa
22/09/2025, atualizado em 29/09/2025