Ultima atualização em 31 de Agosto de 2023 às 17:16

Recepção aos Calouros 2023: Aula Magna reforça o papel da universidade pública e do compromisso social

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/f318ea2f1bcd656f6a2c29aafbaa8e14.JPG
Grande público esteve presente à Aula Magna de 2023. Foto: Jocelyn Alencar.

Reitora da UnB e presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura ministrou a Aula Magna sobre a “Universidade do Futuro”

Na Semana do Estudante, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recepcionou os 1.401 calouros que ingressaram nos processos seletivos de 2023. No dia 7 de agosto, os estudantes lotaram o auditório da Unidade Tapajós, no Campus Santarém, e puderam conhecer um pouco mais da universidade em uma tarde com uma programação especial, com música, palestras e a Aula Magna.

Dando as boas-vindas aos calouros, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Kátia Corrêa, chamou atenção para a diversidade do ambiente acadêmico e a política de inclusão de populações tradicionais da Amazônia, como indígenas e quilombolas: “A Universidade representa a união dessas pluralidades, e é essencial a manutenção de uma cultura de paz e de respeito mútuo. O fortalecimento da universidade se dá pela convivência desses grupos, construindo um ambiente de diversidade na coletividade”.

A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, enfatizou aos estudantes que aproveitem as experiências que a universidade pode proporcionar: “Calouros, nós esperamos que vocês possam integrar plenamente a comunidade acadêmica, tão rica de saberes culturais, de saberes tradicionais, que, junto com o conhecimento científico produzido na universidade, buscam soluções para os problemas que a sociedade moderna enfrenta”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/e51be4d141fcc275addbef6e5ced8703.JPG
Márcia Abrahão Moura, reitora da UNB e presidente da Andifes. Foto: Jocelyn Alencar.

“É uma formação que não vai servir só para você. Você vai ter depois uma missão de vida de transformar a realidade de outras pessoas por aquilo de que você está tendo agora o privilégio de acessar. Porque, infelizmente, no nosso país, a universidade pública ainda é um privilégio”, destacou Xavier.

A vice-reitora, Solange Ximenes, afirmou que a Ufopa está se tornando uma referência no Brasil, ao lembrar da presença do presidente Lula e de ministros de estado na manhã do dia 7 de agosto. “Temos a necessidade de resgatar o papel da universidade, da ciência, do conhecimento científico no nosso país. E o melhor lugar para se fazer isso é dentro da universidade. Ter o governo federal hoje aqui representa para nós esse compromisso”, declarou.

Universidade do futuro – A Aula Magna teve como tema “Universidade do Futuro” e foi ministrada pela reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura. “Para falar da universidade do futuro, precisamos pensar na universidade do presente. Estamos em um país com uma desigualdade enorme, com uma concentração de riqueza muito grande”, afirmou.

Segundo Moura, as universidades federais do presente buscam refletir a diversidade do país, como forma de superar essas desigualdades socioeconômicas: mais de 60% dos estudantes têm renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Além disso, tem a presença de pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência em um percentual mais próximo da realidade.

“A universidade do presente no Brasil procura ser uma universidade inclusiva, democrática e de excelência. Uma universidade de excelência não é só um lugar onde os pesquisadores publicam nas melhores revistas internacionais. Uma universidade de excelência, sem o compromisso social, está solta num país que tem essas características de desigualdade que nós temos. Então essa universidade do presente é uma universidade de excelência, onde fazemos ensino, pesquisa e extensão com compromisso social”, afirmou.

O recado dado aos calouros pela professora é o de que a universidade do futuro precisa considerar esse compromisso social. “É isso o que a esperamos da universidade do futuro: uma universidade que acolha todas as formas de saberes e que leve a humanidade, primeiro para a sua sobrevivência, e, depois, para que a gente seja um planeta menos desigual, em que todas e todos tenham a oportunidade de viver da forma que julgarem mais adequada”, finalizou.

Transmissão de cargo – Na ocasião, Márcia Mourão, que também dirige a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizou a transmissão de cargo da coordenação da Regional Norte da Andifes: o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Francisco Ribeiro, deixa o cargo, que agora é assumido pela reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.

11/08/2023