Ultima atualização em 28 de Julho de 2023 às 17:20

Reitora da Ufopa é eleita coordenadora da Andifes Norte

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, ocupará o cargo de coordenadora da Regional Norte da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) referente ao mandato de 2023-2024. O reitor José Geraldo Ticianeli, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), ocupará a vice-coordenação. A eleição do Fórum Regional ocorreu de maneira virtual no dia 18 de julho, e resultado foi oficializado à Diretoria Executiva para homologação em reunião ocorrida hoje, 28, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Como coordenadora, a reitora da Ufopa afirma que pretende atuar para implementar o Fator Amazônia no orçamento das Ifes da região. “Estar à frente da Regional Norte no momento em que o mundo se volta para debater a importância da Amazônia no enfrentamento às mudanças climáticas é uma oportunidade de chamar a atenção dos governos e academia para a redução das assimetrias de investimentos regionais que historicamente castigam a região. Há a necessidade de um olhar estratégico de investimento para a nossa região, em especial para a formação da nossa população”, destacou.

Além disso, Xavier também enfatiza os principais desafios que precisam ser enfrentados: a criação de políticas nacionais de fixação de servidores; a interiorização do ensino superior em graduação e pós-graduação; e a revisão da matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), no sentido de equalizar os investimentos para as universidades da região, que são as que possuem o maior índice de alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Nova gestão – Nesta sexta-feira, 28, também foi eleita e empossada a nova diretoria executiva para a gestão 2023-2024, tendo como presidente a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, e como vice-presidentes os reitores José Daniel Diniz Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Lúcia Campos Pellanda (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA), Sylvio Mário Puga Ferreira (Universidade Federal do Amazonas – Ufam) e Valder Steffen Júnior (Universidade Federal de Uberlândia – UFU). A cerimônia ocorreu durante a CXCIV Reunião Ordinária do Conselho Pleno, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, em Curitiba (PR).

28/07/2023

A partir da esquerda: reitores Francisco Costa (coordenador de 2022-2023), Aldenize Xavier e José Geraldo Ticianeli.