Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 30 de Janeiro de 2026 às 18:17

Série de podcast revela patrimônio cultural de Santarém: Sairé é tema do 1.º episódio


Criada por alunos do curso de Gestão Pública da Ufopa a partir de uma pesquisa da disciplina "Práticas Integradoras de Extensão 1", ministrada pelo professor Dorival Bonfá Neto, a série de podcast “Vozes do Patrimônio: História e Memória em Santarém (PA)" convida a um mergulho no rico universo dos patrimônios que formam a identidade e a cultura da Amazônia.

Por meio de histórias, debates e reflexões, o projeto valoriza os bens culturais, ambientais, históricos e arqueológicos que guardam a memória viva de Santarém e de toda a região amazônica. “A série é resultado de uma pesquisa de extensão universitária que busca ampliar o diálogo sobre a preservação do patrimônio cultural santareno, e é composta de quatro episódios, cada um dedicado a uma categoria específica do patrimônio”.

Os quatro episódios estão assim distribuídos:

  • Episódio 1 – “Çairé: entre fé, festa e futuro”, dedicado ao patrimônio imaterial;

  • Episódio 2 – “Esculpindo o tempo: patrimônios que contam histórias”, dedicado ao patrimônio histórico e arquitetônico;

  • Episódio 3 – “Patrimônio ambiental: (re)conhecer para conservar”, dedicado ao patrimônio ambiental (natural);

  • Episódio 4 – “Os sítios arqueológicos: preservando o passado e construindo o futuro”, dedicado ao patrimônio arqueológico.

“A série está disponível nas principais plataformas de áudio e promete ser uma ferramenta para fortalecer a consciência sobre a importância da história, memória e preservação cultural em Santarém”, avalia Bonfá Neto.

Ascom/Ufopa
21/08/2025

Notícia em destaque