Ultima atualização em 8 de Março de 2024 às 18:21

Ufopa assina ordem de serviço para início das obras do Bloco Modular Tapajós III

No valor de R$ 23.933.453,39, obra marca mais uma etapa da consolidação do Campus Santarém.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, assinou na tarde desta sexta-feira, 8 de março de 2024, a Ordem de Serviço de Obra nº 03/2024, que autoriza o início da construção da terceira etapa do Bloco Modular Tapajós, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Com valor inicial licitado de R$ 23.933.453,39, a obra será executada pela empresa Mix Engenharia, com prazo de 30 meses para execução.

O ato de assinatura ocorreu na sala de reunião do Conselho Universitário (Consun), com a presença da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes/Sesu), Tania Mara Francisco; da vice-reitora Solange Ximenes; do Superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, Vitor Marques Viana; do representante da Mix Engenharia, Oliveira Júnior; além de pró-reitores e diretores de institutos.

A ordem de serviço foi assinada na sala do Consun. Foto: Maria Lúcia Morais.

“A etapa três do Bloco Modular Tapajós é uma obra importante para a consolidação da nossa Universidade e também para a expansão. O curso de Medicina deve ter parte de sua necessidade de infraestrutura atendida nesse prédio, e também estamos em diálogo com o Instituto de Ciências da Educação para sua vinda à Unidade Tapajós. É uma discussão que está ocorrendo no âmbito do instituto, para avaliar a melhor estratégia para atendê-lo”, afirma a reitora Aldenize Xavier. “Assinar esse bloco com a presença da Tânia Mara, que é a diretora da Difes, é muito simbólico, porque o recurso para essa obra vem do PAC, de que estamos aguardando a divulgação. Também já estamos com recursos próprios empenhados para isso”.

Segundo o superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vitor Marques Viana, a terceira etapa do Bloco Modular Tapajós atenderá a demandas reprimidas das unidades acadêmicas da Ufopa, mas também a demandas de expansão. “É um prédio de quatro andares, um prosseguimento do nosso famoso BMT. Dá para pensar um pouco de expansão e um pouco de consolidação da nossa universidade”, afirma.

Segundo Vitor Viana, a partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa de engenharia tem 15 dias para começar a obra. “É a mesma empresa que executou as obras dos campi de Itaituba e Alenquer e que entregará, no próximo mês, a do de Monte Alegre”.

08/03/2024

Tania Mara Francisco, Aldenize Xavier, Oliveira Júnior e Vitor Viana. Foto: Maria Lúcia Morais.