Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Novembro de 2025 às 16:06

Ufopa convoca discentes para regularização acadêmica de vínculo institucional


Estão ligados a cursos que não vêm sendo ofertados

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), publicou nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, o edital nº 14/2025/Proen, que convoca discentes de cursos que não vêm sendo ofertados nos últimos editais de processos seletivos para o processo de regularização acadêmica de vínculo institucional.

O procedimento tem como objetivo garantir a integralização dos estudantes, otimizar o planejamento de ofertas e reofertas de disciplinas e formalizar a prescrição dos discentes em situação de abandono.

Os discentes convocados são dos seguintes cursos:

  • Licenciatura Integrada em História e Geografia;

  • Licenciatura Integrada em Biologia e Química;

  • Bacharelado em Geografia;

  • Licenciatura Integrada em Matemática e Física;

  • Bacharelado Interdisciplinar em Saúde;

  • Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas; e

  • Licenciatura em Letras – Português e Inglês.

São convocados os discentes que:

  • a) estiverem com 0% (zero por cento) de integralização curricular;

  • b) tiverem ultrapassado o prazo máximo de integralização do curso;

  • c) estiverem com status trancado por mais de 3 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.

A relação completa de discentes em situação de cancelamento está disponível no edital.

Procedimentos

Os convocados devem apresentar recurso administrativo entre 11 e 23 de novembro de 2025, exclusivamente por formulário eletrônico (disponível aqui). O recurso pode ser acompanhado de documentos comprobatórios. O resultado preliminar será divulgado em 17 de dezembro, e, em caso de indeferimento, haverá prazo de 18 de dezembro a 19 de dezembro para interposição de recurso. O resultado final será publicado em 29 de novembro de 2025.

Os discentes que tiverem o recurso deferido deverão assinar o Termo de compromisso e cumprir integralmente o Plano de Regularização de Percurso Acadêmico, sem possibilidade de trancamento. Já aqueles que não se manifestarem nos prazos, tiverem o pedido indeferido ou deixarem de assinar o termo terão o vínculo automaticamente cancelado.

A Ufopa destaca que o acompanhamento de todas as etapas é de responsabilidade exclusiva do discente. Todas as fases do processo podem ser acompanhadas na página da Proen sobre Prescrição Acadêmica

O descumprimento das condições estabelecidas resultará na perda automática do vínculo institucional.

Mais informações estão disponíveis no edital nº 14/2025/Proen (disponível AQUI).

Ascom/Ufopa, com informações da Proen
10/11/2025

Apresentar recurso administrativo entre 11 e 23 de novembro de 2025.

Estão ligados a cursos que não vêm sendo ofertados

Notícia em destaque