Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 1 de Dezembro de 2025 às 12:15

Ufopa integra debate internacional sobre aplicação de IA no enfrentamento da crise climática


Professor Clayton Santos, do campus Oriximiná, representou a universidade no workshop em Belém.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participou do AI Climate Institute Pilot Workshop, evento internacional voltado à aplicação da inteligência artificial (IA) no enfrentamento da crise climática, realizado de 13 a 17 de outubro de 2025, em Belém (PA).

A instituição foi representada pelo professor Clayton Santos, do curso de Sistemas de Informação do campus Oriximiná e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa). O workshop foi promovido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e pela ClimateChange.AI, com apoio da Presidência da COP30, do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do suporte local do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá).

Durante cinco dias de imersão, 25 representantes de países amazônicos, entre integrantes de governos, ONGs, setor privado e academia, debateram soluções baseadas em IA com foco em ética, equidade e sustentabilidade.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/9706aef1-1c51-412f-a6c5-55fecfbb4efc.jpg
Representantes de países amazônicos durante o evento.

 

Em sua participação, o docente apresentou trabalhos vinculados à sua tese de doutoramento e aos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos junto a comunidades tradicionais da Amazônia, com ênfase em Bioeconomia, Inovação Social, Inclusão Digital e Democratização do Acesso às Tecnologias da Informação. Prof. Clayton Santos destacou também a atuação da Embrapii Bioforest, unidade da Ufopa voltada a bioprodutos florestais, ressaltando a importância de universidades do interior da Amazônia na formulação de políticas públicas para o clima e o meio ambiente.

Os resultados e colaborações gerados no workshop contribuirão para a consolidação do Climate Institute, a ser oficialmente lançado durante a COP30, em novembro. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo de países e comunidades do Sul Global na liderança de inovações climáticas para os próximos anos.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2025/702dde93-4c13-4095-9b84-5c0c863a790a.jpg
Grupo que participou do AI Climate Institute Pilot Workshop.

 

Ascom/Ufopa, com informações do Prof. Clayton Santos
Imagens: Acervo do evento
22/10/2025

Integrantes de governos, ONGs, setor privado e academia durante o encontro.

Professor Clayton Santos, do campus Oriximiná, representou a universidade no workshop em Belém.

Notícia em destaque