Ultima atualização em 9 de Fevereiro de 2026 às 17:00
Evento reúne comunidade acadêmica e externa em rodas de diálogo e solidariedade
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza no dia 11 de fevereiro de 2026 o evento “Processos Inclusivos e Pertencimento no Baixo Amazonas”, que propõe rodas de cultura e de afeto para debater a inclusão e o pertencimento na região, reunindo comunidade acadêmica e público externo em um espaço de diálogo, escuta e solidariedade. As inscrições podem ser feitas pelos formulários eletrônicos disponíveis abaixo dos cartazes dos respectivos eventos (ao final do texto).
A iniciativa é do Núcleo de Educação Inclusiva Freireana, com apoio do Curso de Letras Libras e da Direção do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. A programação contará com duas sessões no mesmo dia. Das 16h às 18h, ocorre a roda de cultura “Educação inclusiva freireana e pertencimento no Baixo Amazonas”, conduzida por estudantes e professores da Ufopa. Já das 18h às 20h, será a roda de afeto “Educação inclusiva e pertencimento no Baixo Amazonas”, mediada por indígenas, não indígenas e profissionais da Psicologia.
As atividades serão desenvolvidas no formato de roda de conversa, estimulando a participação coletiva e o fortalecimento dos vínculos entre universidade e sociedade. A proposta é discutir questões que atravessam a formação acadêmica e a realidade das comunidades da região a partir de uma perspectiva inclusiva e freireana.
O evento também tem caráter solidário. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5, cuja arrecadação será integralmente destinada aos indígenas que estão em ocupação. Os recursos serão destinados aos povos originários assentados na área da rodovia BR-163, em protesto contra o Decreto Federal n.º 12.600/2025, que prevê contratação de empresa para fazer a dragagem (escavação) de três rios amazônicos, entre eles o rio Tapajós. O referido decreto foi temporariamente suspenso pelo governo federal após protestos de comunidades indígenas.
Os organizadores solicitam que os participantes contribuam com doações de roupas, artigos de higiene pessoal e brinquedos, que também serão encaminhados ao movimento.
O evento é organizado pelas professoras Kassya Cristina Oliveira e Carina Silva.
Ascom/Ufopa
09/02/2026

Inscrições:

Inscrições: