Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 11 de Março de 2025 às 10:08

Ufopa promove IV Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará


Evento tem como tema “Desafios de ensinar e aprender inglês na escola pública: para falar inglês de verdade”.

O IV Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará (IV CPROP) ocorrerá de 29 a 31 de maio de 2025, na Unidade Rondon, Campus Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com o tema “Desafios de ensinar e aprender inglês na escola pública: para falar inglês de verdade”, o evento busca contribuir para o fortalecimento do ensino de inglês na região amazônica. Promovido pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), a iniciativa tem como público-alvo profissionais da educação em língua inglesa, gestores e representantes de secretarias de Educação.

O IV CPROP tem como objetivos específicos:

  • Refletir sobre os desafios do processo ensino-aprendizagem de inglês na região, considerando as determinações e expectativas de resultados de aprendizagem constantes da Base Nacional Comum Curricular em relação ao ensino desse idioma na educação básica;

  • Discutir políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de inglês;

  • Incentivar o fortalecimento da identidade e do compromisso profissional do professor de inglês;

  • Oportunizar a publicação de trabalhos de professores de inglês;

  • Propiciar aos participantes a ampliação de suas redes de relações profissionais;

  • Encorajar o desenvolvimento profissional e intelectual dos professores de inglês;

  • Enfatizar a importância da aquisição de proficiência em inglês como fator colaborador para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Os eixos temáticos do evento incluem:

  1. Políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de inglês;

  2. Ensino de literaturas anglófonas;

  3. Análise/produção de materiais didáticos para o ensino de inglês;

  4. Pensamento crítico e ensino de língua inglesa;

  5. Semiótica aplicada ao ensino de línguas;

  6. Motivação e aquisição/aprendizagem de inglês;

  7. Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de língua inglesa;

  8. Fonética e fonologia no ensino de inglês;

  9. Práticas transdisciplinares no ensino de inglês;

  10. Aprendizagem de línguas por meio de tarefas;

  11. Formação de professores de inglês na Amazônia;

  12. Gêneros textuais como objetos de ensino/aprendizagem de inglês;

  13. Início de carreira do professor de inglês na Amazônia.

Inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas no site oficial do evento: https://ivcpropufopa.wixsite.com/ivcprop.

O IV CPROP conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Ufopa.

Mais informações pelo e-mail: celepi.researchoutput@gmail.com

Ascom/Ufopa, com informações da organização do evento
10/03/2025

 

 

Notícia em destaque