Ultima atualização em 11 de Março de 2025 às 10:08
Evento tem como tema “Desafios de ensinar e aprender inglês na escola pública: para falar inglês de verdade”.
O IV Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará (IV CPROP) ocorrerá de 29 a 31 de maio de 2025, na Unidade Rondon, Campus Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com o tema “Desafios de ensinar e aprender inglês na escola pública: para falar inglês de verdade”, o evento busca contribuir para o fortalecimento do ensino de inglês na região amazônica. Promovido pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), a iniciativa tem como público-alvo profissionais da educação em língua inglesa, gestores e representantes de secretarias de Educação.
O IV CPROP tem como objetivos específicos:
Refletir sobre os desafios do processo ensino-aprendizagem de inglês na região, considerando as determinações e expectativas de resultados de aprendizagem constantes da Base Nacional Comum Curricular em relação ao ensino desse idioma na educação básica;
Discutir políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de inglês;
Incentivar o fortalecimento da identidade e do compromisso profissional do professor de inglês;
Oportunizar a publicação de trabalhos de professores de inglês;
Propiciar aos participantes a ampliação de suas redes de relações profissionais;
Encorajar o desenvolvimento profissional e intelectual dos professores de inglês;
Enfatizar a importância da aquisição de proficiência em inglês como fator colaborador para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Os eixos temáticos do evento incluem:
Políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de inglês;
Ensino de literaturas anglófonas;
Análise/produção de materiais didáticos para o ensino de inglês;
Pensamento crítico e ensino de língua inglesa;
Semiótica aplicada ao ensino de línguas;
Motivação e aquisição/aprendizagem de inglês;
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de língua inglesa;
Fonética e fonologia no ensino de inglês;
Práticas transdisciplinares no ensino de inglês;
Aprendizagem de línguas por meio de tarefas;
Formação de professores de inglês na Amazônia;
Gêneros textuais como objetos de ensino/aprendizagem de inglês;
Início de carreira do professor de inglês na Amazônia.
Inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas no site oficial do evento: https://ivcpropufopa.wixsite.com/ivcprop.
O IV CPROP conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Ufopa.
Mais informações pelo e-mail: celepi.researchoutput@gmail.com
Ascom/Ufopa, com informações da organização do evento
10/03/2025