Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Novembro de 2023 às 16:30

Ufopa será sede do 9º Encontro Nacional de Gestores de Comunicação


Escolha aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo, durante o 8º Cogecom.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será sede do 9º Encontro Nacional de Gestores de Comunicação. A escolha se deu durante o 8º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), de 8 a 11 de novembro de 2023, na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambas no estado de São Paulo.

Na oportunidade, estiveram reunidas lideranças de comunicação de várias universidades federais do Brasil, que debateram "Comunicação Pública e Cultura Científica: o papel das IFES". A Ufopa esteve representada pela assessora de Comunicação, Albanira Coelho, que trouxe na bagagem a responsabilidade de sediar o próximo evento, além de compor a coordenação regional Norte do Cogecom. “Quero agradecer o incentivo recebido pela reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, para que estivéssemos nesse evento, e o apoio em disponibilizar a universidade para trazer debates tão relevantes da área da comunicação para dentro da Amazônia. Iremos sediar o evento de 2024 focados em temáticas que contam com a realidade nacional, mas também direcionadas à comunicação pública no interior da Amazônia”.

Os encontros são iniciativas do Cogecom, órgão ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e contribuem, entre outras iniciativas, com o desenvolvimento de políticas nacionais de comunicação social visando à construção conjunta de ações entre a Andifes e as universidades.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/ed57e59eb8f4cc9ea04eb6cf4657c56f.jpg
Gestores de comunicação de instituições federais que participaram do Cogecom 2023.

 

A professora Maíra Bittencourt, diretora de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Cogecom/Gestão 2023, destacou a evolução entre a edição anterior do evento, em Aracaju (SE), quando as ameaças à democracia vivenciadas no Brasil eram constantes, em relação à atual.

"Ao longo deste ano, com o apoio de cada um, com a parceria de cada um, com o engajamento desse grupo do Cogecom como um todo, nós conseguimos sair de um lugar em que a gente queria ganhar um pouquinho de voz e expandir redes de rádios e TVs. Conseguimos avançar na nossa agência, criar espaço de interlocução com o governo e nos tornar respeitados. Hoje o Cogecom tem um espaço de respeito perante vários espaços políticos do nosso País. Isso é porque nós construímos um trabalho relevante ao longo desse período", afirmou Maíra Bittencourt.

A professora Mariana Luz, diretora de Comunicação Social da UFSCar e uma das organizadoras do encontro, reforçou que a atuação em rede é a “força” do Cogecom. “Somos mais de 60 instituições federais de ensino superior espalhadas por todo o Brasil em capitais e também nos interiores do País. E isso faz com que tenhamos uma capilaridade que nenhuma outra rede de comunicação tem", completou.

Para a relações-públicas Mariella Mian, coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC e organizadora do evento, a programação do 8º Encontro do Cogecom foi elaborada para provocar reflexões sobre a intersecção da comunicação pública e a construção da cultura científica na sociedade brasileira. “Logo no primeiro dia de evento fomos instigadas e instigados a refletir sobre a necessidade de construirmos caminhos mais dialógicos entre universidades e demais agentes da sociedade”, destacou.

Composição – Atualmente, o Cogecom é composto por gestoras e gestores de comunicação de dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 65 universidades federais filiados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os representantes são indicados pelas reitorias das instituições.

Gestão Cogecom 2024 – Além do debate em torno da comunicação pública e da cultura científica, o 8º Encontro Nacional do Cogecom/Andifes sediou assembleia-geral do Colégio para elaboração da Carta de Santo André e São Carlos e para eleição da nova diretoria para 2024.

Na carta aprovada, o Cogecom apresenta compromissos assumidos para o próximo ano, estabelecidos a partir das discussões realizadas ao longo do encontro, e reafirma a luta do Colégio pela autonomia universitária e pela comunicação pública.

No documento, o Cogecom defende a ampliação das estruturas de comunicação na expansão universitária; a atuação em rede; a comunicação estratégica, dialógica, relacional e não autoritária; o combate à desinformação; e ressalta a participação do colégio e seus atores como fundamental na construção das políticas públicas federais em suas mais amplas dimensões. “A Comunicação não pode ser reduzida à divulgação”, enfatiza a Carta. Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

Na assembleia geral, também foi realizada a eleição para a Gestão 2024 do Cogecom, com recondução da professora Maíra Carneiro Bittencourt Maia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a direção. A vice-direção passa a ser ocupada pela professora Rose Mara Pinheiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a secretaria pelo jornalista Ricardo Fagundes Sangiovanni, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela professora Kamila Bossato Fernandes, da Universidade Federal do Ceará (UFC). As coordenações regionais ficaram com a seguinte composição:

Região Centro-Oeste

  • Bianca Cegati Ozuna (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD)

  • Mônica Nogueira (Universidade de Brasília – UnB)

Região Nordeste

  • Malu Silva Carvalho (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)

  • Renata Cristina de Sá Barreto Freitas (Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf)

Região Norte

  • Albanira Maria Coelho (Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa)

  • Gilberto Mendes da SIlveira Lobo (Universidade Federal do Acre – Ufac)

Região Sudeste

  • Fábia Lima (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

  • Renata Maria de Oliveira Neiva (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)

Região Sul

  • Flávia Rubiane Durgante (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS)

  • Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA)

Mais informações sobre o Cogecom em: http://cogecom.andifes.org.br/

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/eac3b7aaf7bb2f15ca891709953deb80.jpg
Diretoria nacional e coordenações regionais do Cogecom 2024.

 

Matéria relacionada:

 

Comunicação/Ufopa, com informações da diretoria do Cogecom 2023
Fotos: Acervo Cogecom
17/11/2023

Notícia em destaque