Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 14 de Setembro de 2022 às 17:53

Atividade de acolhimento aos servidores e estudantes da UFOPA, Campus Alenquer

Na manhã e noite do dia 09 de setembro de 2022, a equipe UFOPA, Campus Alenquer organizou duas atividades para acolher servidoras, servidores e estudantes que terão suas atividades 100% no formato presencial a partir do dia 19/09/2022. As atividades fizeram parte das atividades de acolhida e comemoração ao dia do Administrador. Pela manhã, direção, docentes e técnicos do CALE participaram de uma reunião pedagógica que objetivou fazer a integração e escuta dos servidores em relação aos novos desafios do ciclo acadêmico. O encontro foi marcado por reflexões acerca dos caminhos que a universidade vem traçando no município de Alenquer/PA e desafios a serem superados para o pleno desenvolvimento do campus. Na parte da noite os discentes participaram de três importantes ações. Às 18h ocorreu um trote ecológico, plantio de mudas de árvores Ipê, para recepcionar as turmas que ingressaram no curso durante o período pandêmico, turma 2021 e que irá iniciar as atividades, turma 2022.

A partir das 19h iniciou-se o evento  “Amazônia: narrativas e significados” cujo objetivo era discutir a imagem idealizada sobre a Amazonia por diferentes atores, sendo que muitas das vezes distante de sua realidade por conta do imaginário que é construído sob ela. Neste cenário o desafio é formar gestores aptos a identificar quais são as oportunidades para um desenvolvimento local inclusivo, quais novos vetores econômicos, legais e instrumentos, principalmente, financeiros e de governança devem ser usados para fazer frente as diferentes estratégias de desenvolvimento sustentável pensada para região seja na esfera pública, privada ou no terceiro setor.
Colocar foto do título do evento
O evento contou com a palestra “Desmatamento na Amazônia e a financeirização do mercado de terras e commodities “, com a Professora Dra. Heloísa Pinna Bernardo (UFJF) abordando a temática do desenvolvimento sustentável, do  extrativismo e da produção de produtos com alto valor agregado proveniente da floresta em pé, descartando que a lógica da financeirização da terra seja uma estratégia que favorece o meio ambiente e principalmente, as pessoas que moram na Amazônia.

Para fechar o evento ocorreu a mesa redonda “O administrador na Amazônia e o desafio de impulsionar o desenvolvimento em um cenário de incertezas jurídicas”, com a participação de Profª Dra. Jorgiene dos Santos Oliveira (diretora do Campus Alenquer), Profª Dra. Ana Maria Silva Sarmento (coordenadora do Curso de Direito), Prof. Dr. Raoni Fernandes Azerêdo (coordenador do Curso de Administração) e Prof. Dr. Márcio Júnior Benassuly Barros ( coordenador do Curso de Gestão Pública) que buscaram discorrer sobre os desafios para formação de Administradores, Gestores Públicos e Bacharéis em Direito impulsionar o desenvolvimento na Amazônia em um cenário de incertezas jurídicas. No final do evento os discentes participaram de um momento de confraternização e partilha!

Acolhimento aos servidores e estudantes da UFOPA