Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 14 de Abril de 2022 às 00:19

Campus Alenquer agora possui espaço de Eco convivência

O Campus Alenquer em parceria com a Superintendência de Infraestrutura da UFOPA, por meio da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA, aderiu ao projeto que vem se realizando em todos os campi da UFOPA para ações de correta utilização das áreas verdes de nossas IFES, por meio de adequação de espaços de eco convivência dentro de nossa Universidade. O Campus Alenquer destinou orçamento para a implementação, além de diárias e passagens para a vinda da equipe da Sinfra que executou o projeto.

Segundo Walace Gomes Leal, professor doutor associado do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA” é fundamental ter em nossos campi, trilhas e espaços rodeando nossa Universidade para a prática de exercícios verdes tais como corridas e/ou caminhadas. Isso impacta positivamente no cérebro minimizando os sintomas de depressão, ansiedade e aumenta a resiliência mental dos frequentadores destes espaços abertos”.

Os benefícios provocados no cérebro dos frequentadores desses espaços perpassam, principalmente, pela produção de ondas de dopamina e endorfinas que invadem o cérebro funcionando como ansiolíticas e antidepressivos.

Assim, a Coordenação de Gestão Ambiental através deste projeto proporciona espaços de eco convivência para a prática de aulas, de confraternização, ponto de encontro de grupos de estudos e reuniões fora do ambiente que geralmente vem sendo usado rotineiramente. Junta-se à criação desses espaços, a possibilidade de reciclar e reusar material que seria destinado, muitas vezes, ao descarte inadequado. Assim, a CGA preza por ressignificar estes materiais em suas ações por meio da criatividade cíclica de produtos que poderiam ser facilmente descartados. Além de serem espaços abertos e ao ar livre, mais adequados para reuniões de um número maior de pessoas (dado o atual cenário imposto pelo COVID-19), ainda são responsáveis por esse bem estar e outra possibilidade de ocupar os espaços de nossas IFES, que vai além das salas de aula, afirma a equipe da Sinfra  Erielma Lopes de Amorim e Edilma Sant”Ana Quaresma.

A equipe afirmou ainda que a UFOPA é uma Universidade situada no coração da Amazônia. Precisamos valorizar nossos espaços naturais, ocupar todas as áreas de nossas IFES e provocar a sensação de pertencimento a este templo de conhecimento.

Para a diretora do Campus Alenquer, “este projeto além dei deixar nosso Campus mais bonito, reciclar e reutilizar materiais que seriam descartados na natureza, inicia uma nova cultura em nossa comunidade interna e externa, que é a de que, a beleza está em todos os cantos, inclusive no lixo, basta os olhos que vêm, terem sensibilidade e respeito a natureza, isso é viver na Amazônia”.

Diretora e alunos em momento de integração