Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Criado em 24 de Junho de 2022 às 17:22

Universidades e Institutos Federais se mobilizam para divulgar a IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Ciências Contábeis (FACICON), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) por meio do projeto de extensão “Educação financeira e empreendedora: gestão, comportamento, conscientização e conhecimento” e do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental (LabGEFA) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) por meio do projeto de extensão “Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Baixo Amazonas”, participam da realização da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), que tem por objetivo motivar ações para promover a educação financeira em escolas públicas e privadas do Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) é um projeto de responsabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), pelo Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e pelo Projeto de Extensão “Educação Financeira para Toda a Vida” em parceria com várias universidades e institutos federais de todo o Brasil.

Criada em 2019 para estimular e promover a educação financeira por meio de uma gestão financeira que incentive a tomada de melhores decisões financeiras, a OBEF é dirigida a alunos de escolas públicas e privadas brasileiras e tem como principais objetivos:

* Estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada Estado da federação brasileira.

* Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil.

* Despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado da Educação Financeira desde a infância, acompanhando todo o seu desenvolvimento.

* Contribuir para a erradicação da pobreza por meio de novas tecnologias sociais incluindo microfinanças (Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS1).

* Oportunizar aos jovens vivenciar um processo de alfabetização e apreensão de conhecimentos básicos em Educação Financeira (ODS4).

* Fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas, no sentido de minimizar os problemas financeiros existentes em nossa sociedade, para as futuras gerações (ODS8).

* Contribuir para o empoderamento da população nacional a alcançar o crescimento de renda, promovendo a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras (ODS10).

Na 1ª edição da OBEF, em 2019, a olimpíada foi realizada de forma presencial, entretanto nos anos de 2020 e 2021, em função da Pandemia da COVID19, a OBEF foi realizada de forma remota. Mas com a retomada das atividades normais nas escolas e universidades a 4ª edição volta para o formato presencial, aplicada em quatro fases sendo as três primeiras em etapas regionais e a 4ª a etapa nacional. As inscrições para a IV OBEF são gratuitas, no período de 23/05 a 24/06/2022. Podem participar crianças e adolescentes regularmente matriculados em instituições de ensino público ou particular, do 2º ano do ensino fundamental I ao 3º ano do ensino médio.

A competição terá cinco categorias, subdivididas em cinco níveis:

Nível 1: alunos do 2º ano ao 3º ano do ensino fundamental I

Nível 2: alunos do 4º ano ao 5º ano, do ensino fundamental I

Nível 3: alunos do 6º ano ao 7º ano, do ensino fundamental II

Nível 4: alunos do 8º ano ao 9º ano, do ensino fundamental II

Nível 5: alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

No Pará, a OBEF recebe apoio da UFPA, UFRA e UFOPA que se mobilizam para estimular alunos do ensino fundamental e médio a participarem da iniciativa que pretende contribuir para melhoria da educação financeira da população brasileira, promovendo a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras.

Para maiores informações, (clique aqui -https://www.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/documentos/obef/editais/iv-obef/Edital_OBEF_2022_FINAL_23_05_2022.pdf) e acesse o Edital.

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas por meio de formulário eletrônico no link a seguir: https://forms.gle/yCZnVFS7QRLh7gkV6.

Confira todos os detalhes no link: https://www.ufpb.br/educacaofinanceira/

Home — UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA VIDA

Coordenações Estaduais da OBEF

Contatos:        UFPA – Prof. Evaldo Silva - obefufpa@gmail.com,

UFRA – Profa. Neuma Santos – obefufra@gmail.com

UFOPA – Prof. Igo Leite –

IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.