Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Conheça o IBEF

12 de Dezembro de 2018 às 11:33

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) tem como meta a pesquisa na produção de alimentos, manutenção de serviços ambientais, inovação e conservação do Bioma Amazônia na região Oeste do Pará, como também atender aos povos e comunidades tradicionais que demandam por desenvolvimento de sistemas sustentáveis de manejo para produtos florestais (madeireiros e não-madeireiros), que são as alternativas capazes de contribuir para a conservação da biodiversidade, aliadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades amazônicas.
É missão do IBEF propor alternativas de crescimento socioeconômico para a agricultura familiar e propor modelos sustentáveis de manejo e comercialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros para a Amazônia, buscando alternativas que garantam viabilidade econômica, conservação do ambiente, o respeito social e a inovação tecnológica.
A equipe acadêmica, administrativa e técnica do IBEF trabalha para que o Instituto seja uma referência internacional em ensino, extensão e pesquisa da biodiversidade amazônica, transformando conhecimento em processos e produtos sustentáveis.
O Instituto formará recursos humanos de alto nível (Bacharelado, Mestrado e Doutorado) para desenvolver inovação, prospectando oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em parceria com o setor produtivo local e a sociedade em geral. A aprendizagem é baseada em resolução de problemas, metodologia de problematização, estudo de caso, interdisciplinaridade e integração de conteúdo entre disciplinas (multidisciplinaridade) entre cursos e institutos, visando a uma sólida formação ética e humanística.
É formado pelos cursos de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias. 
Considerando que a Amazônia abriga a maior biodiversidade e a maior cobertura florestal do planeta, cabe ao IBEF garantir ao seu quadro discente uma formação de ponta, que questione modelos, teorias e práticas vigentes e proponha soluções originais para os problemas regionais, com embasamento em conhecimento científico, respeitando-se o conhecimento tradicional. 
Nesse sentido, o Instituto formará profissionais com capacidade técnica para diagnosticar, solucionar os problemas gerenciais, tecnológicos e organizacionais em suas respectivas áreas de atuação.
O IBEF está localizado na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, Bairro Salé – Campus de Santarém, Pará.
 

Direção do Instituto

O IBEF utiliza o modelo de gestão em equipe e flexibilidade técnico-produtiva, operacionalizada em suas subunidades. A direção do Instituto supervisiona, em conjunto com o Conselho do Instituto, a atuação das subunidades acadêmicas, administrativas e técnicas, controla a aplicação da dotação orçamentária destinada ao Instituto e se manifesta sobre pleitos e reivindicações das subunidades perante a Administração Superior e ao Conselho Universitário.

Email: direcao.ibef@gmail.com
Telefone: (93) 2101-4993
 

Diretora

Profa. Dra. Alanna do Socorro Lima da Silva
Portaria nº 735/GR-UFOPA,  de 14 de dezembro 2018
E-mail: aslsilva@yahoo.com.br 

Vice-Diretora

Profa. Dra. Maria Lita Padinha Correa Romano
Portaria nº 735/GR-UFOPA,  de 14 de dezembro 2018
E-mail: litapc10@hotmail.com