UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 10 de Janeiro de 2022 às 09:57

Eventos da Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica apresenta entre suas finalidades o favorecimento da participação dos estudantes residentes de modo mais ativo nos diversos momentos do trabalho docente, desde o planejamento pedagógico, elaboração em conjunto com o preceptor das metodologias e didáticas, e desenvolvimento da docência propriamente dita. No âmbito da Universidade Federal do Oeste do Pará, as atividades desenvolvidas primam pela valorização do trabalho coletivo, buscando a articulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os conhecimentos da área do subprojeto.

Desta forma, a partir do diagnóstico pedagógico coletivo entre os subprojetos integrantes do Programa na Universidade atinente ao necessário fortalecimento das competências e habilidades dos residentes quanto à elaboração de instrumentos de planejamento educacional, e considerando o pré-estabelecido no subprojeto Pedagogia acerca desta temática, a oficina ora proposta volta-se à instrumentalização dos estudantes residentes quanto conhecimentos teórico-práticos fundamentais à elaboração de planos educacionais, com foco principal na elaboração de planos de aula.

O conjunto de atividades valorizará o protagonismo dos residentes, previamente orientados e organizados de maneira coletiva, buscando interfaces interdisciplinares, através de encontros formativos com o acompanhamento dos professores-preceptores e docentes orientadores.

Confira abaixo os eventos da Residência Pedagógica

1. I Seminário do Programa Residência Pedagógica
1.1 Oficina: Elaboração de Planos Educacionais

1.2 Palestra: Interdisciplinaridade: Alternativas Didáticos Pedagógicas para os contextos atuais de Ensino-Aprendizagem