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UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Saúde Coletiva

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Ultima atualização em 15 de Março de 2024 às 12:10

Orientações para discentes

31 de Agosto de 2023 às 16:25

DISCENTE, TUDO QUE VOCÊ PRECISA ESTÁ AQUI:

 

É calouro? Acesse o Manual do Calouro 2023

Manual do Calouro 2023 (Versão em PDF)

Manual do Calouro 2023 (Versão em Libras)

Manual do Calouro 2023 (audiodescrição)

Caso queira de aprofundar mais, acesse o Guia de Direitos e Garantias AQUI.

 

Precisa entrar em contato com o ISCO?

Acesse nossos e-mails e telefones AQUI.

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Destaques do Calendário Acadêmico para o período letivo 2023.2:

 

AÇÕES/PROCEDIMENTOS PERÍODO 2023.2 PERÍODO 2024.1
Período de aulas 15/01/2024 a 21/05/2024 17/06/2024 a 19/10/2024
Solicitação de matrícula, pelo discente, via SIGAA 02/01/2024 a 09/01/2024 27/05/2024 a 02/06/2024
Destrancamento de curso, pela DRA, automático 02/01/2024 27/05/2024
Solicitação de tutoria, pelo discente, via SIGAA 02/01/2024 a 22/01/2024 27/05/2024 a 16/6/2024
Solicitação de trancamento de componente curricular, pelo discente, via SIGAA                    22/01/2024 a 16/02/2024 25/06/2024 a 14/07/2024
Solicitação de Trancamento de curso, pelo discente, via SIGAA 02/01/2024 a 15/03/2024 27/05/2024 a 04/08/2024
Solicitação de Aproveitamento de Estudos, pelo discente, via Requerimento 15/01/2023 a 11/03/2024 17/06/2024 a 10/09/2024

Consulte o Calendário Acadêmico completo AQUI.

 

REGIMENTO DE GRADUAÇÃO

O Regimento de Graduação da Ufopa contém as regras e diretrizes que regem a sua graduação. Ao conhecer e entender essas regras, você poderá se planejar melhor, evitando surpresas e problemas ao longo do percurso acadêmico. Consulte esse documento AQUI

Para ajudar os calouros na adaptação ao ambiente universitário, a Ufopa também produziu o Manual do Calouro 2023. Consulte esse documento AQUI.

 

MANUAIS DO SISTEMA INTEGRADO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) fornece um roteiro claro para seu desenolvimento acadêmico, abrangendo tópicos essenciais, como o perfil profissional do egresso, ementário, bibliografias, regulamentos sobre estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além das Atividades Curriculares Complementares (ACCs). Além disso, o PPC traz a descrição de infraestrutura disponível para cada curso, as políticas institucionais e muito mais.

Consulte o documento AQUI ou acesse a página pública do curso.

 

SALAS DE AULA

As salas de aula do Instituto de Saúde Coletiva no campus de Santarém estão localizadas no BSE (Prédio Laranja) e no NSA (Prédio Branco) da Unidade Tapajós.

Consulte a sala de aula correspondente para cada componente curricular que estiver matriculado no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL

A Ufopa dipõe de biblioteca virtual, que pode ser acessada por todos os discentes por meio das credenciais dos sistemas Sig. Acesse a biblioteca AQUI.

 

ATENDIMENTO AO ALUNO

Coordenação Acadêmica do ISCO: 

 

BOLSAS, AUXÍLIOS E ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO

A concessão de bolsas, auxílios estudantis e estágio remunerado não obrigatório é normatizada por Editais:

 

AÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROGES

 

ORIENTAÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROEN

ASSESSORIA DE RELAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (ARNI)

 

ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Acesse o link para saber como gerar sua assinatura eletrônica AQUI.

 

EVENTOS

 

COORDENAÇÕES DE CURSO

 

LOCALIZAÇÃO

 

SETOR

SALA

BLOCO

UNIDADE

Miniauditório Alter do Chão

212

BMT1

Tapajós

Coordenação Acadêmica / Secreteria de Pós-Graduação

214

BMT1

Tapajós

Direção / Coordenação Administrativa / Secretaria Executiva

216

BMT1

Tapajós

Sala dos Professores

225

BMT1

Tapajós

Coordenação Técnica

226

BMT1

Tapajós

Coordenações de Curso

227

BMT1

Tapajós

Sala de aula

109

BSE

 

Tapajós

Sala de aula

110

BSE

Tapajós

Sala de aula

103

NSA

Tapajós

Sala de aula

104

NSA

Tapajós

 

COMPONENTES CURRICULARES

 

Há duas opções para consultar os componentes curriculares ofertados:

  • Para consultar por meio do Portal do Discente, siga este procedimento: Acesse o SIGAA  → Ensino → Consultas Gerais → Consultar Turma
  • Para realizar a consulta pública, siga este procedimento: Acesse a página pública do curso → Ensino → Currículos (não é necessário preencher o campo “Código”)

Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários:

  • Dias da semana: numerados de 2 a 7, de segunda a sábado respectivamente.
  • Turnos: identificados pelas letras "M" para manhã, “T” para tarde e “N” para noite.
  • Horários: numerados de 1 a 5 para os turnos da manhã (a primeira aula inicia às 8h e última aula termina às 12h25) e tarde (a primeira aula inicia às 14h00 e última aula termina às 18h25), e de 1 a 4 para noite (a primeira aula inicia às 18h25 e última aula termina às 21h45). Cada aula tem duração de 50 minutos.

Dessa forma, temos, por exemplo, 56M2345, em que:

  • 56 significa quinta e sexta;
  • M significa o turno matutino;
  • 2345 significa do segundo ao quinto horários.

Essa disciplina seria ofertada, então, às quintas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 8h50 às 12h25.

 

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Período: 02/01/2024 a 09/01/2024

Procedimento: Acesse AQUI o tutorial para realizar matrícula no SIGAA.

A matrícula dos alunos ingressantes será realizada pela Unidade, no SIGAA,  no período de 02/01/2024 a 09/01/2024.

 

MATRÍCULA EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, TCC E ESTÁGIO

Procedimento: A matrícula em atividade complementar ou em atividade de orientação individual (TCC e estágio) é de competência da coordenação do curso e feita de forma individual para cada discente (art. 273 do Regimento de Graduação da UFOPA). Solicite a orientação do seu curso por e-mail:

 

  • Interdisciplinar em Saúde: bis.isco@ufopa.edu.br
  • Farmácia: coord.farmacia@ufopa.edu.br
  • Saúde Coletiva: bsc@ufopa.edu.br

 

Consulte o Guia para Elaboração e Apresentação da Produção Acadêmica da Ufopa para obter orientações sobre como elaborar sua produção técnico-científica.

 

ENTREGA DE TCC EM FORMATO DIGITAL

Prazo: Até 10 (dez) dias após a defesa (art. 114 do Regimento de Graduação da UFOPA).

  1. Após a defesa, anexe a folha de aprovação assinada pela banca ao TCC com as correções necessárias (modelo disponível na página 29 do Guia para Elaboração e Apresentação da Produção Acadêmica da Ufopa).
  2. Solicite a ficha catalográfica no SIGAA (Acesse o SIGAA → Biblioteca → Serviços ao usuário → Serviços diretos → Ficha catalográfica) e anexe-a ao TCC.
  3. Assine (subitem 6.5) o Termo de Autorização para Publicação de Trabalhos Acadêmicos .
  4. Envie o TCC e o Termo de Autorização para Publicação de Trabalhos Acadêmicos assinado em formato PDF para o e-mail da coordenação acadêmica: coordenacaoacademica.isco@ufopa.edu.br

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Consulte a estrutura curricular do curso para verificar qual o perído ideal para cursar cada componente curricular:

  • Para consultar por meio do Portal do Discente, siga este procedimento: Acesse o SIGAA → Ensino → Consultas Gerais → Consultar Estrutura Curricular
  • Para realizar a consulta pública, siga este procedimento: Acesse a página pública do curso → Ensino→ Currículos

Se houver mais de uma estrutura curricular vinculada ao curso, consulte no seu histórico o código correspondente ao seu currículo.

 

FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS

Requerimento Acadêmico Geral (Baixe aqui)

 

INTERCAMPUS

A Ufopa dispõe de transporte de entre os campus Rondon e Tapajós, em Santarém. Acesse o itinerário aqui.

 

ACHADOS E PERDIDOS

Encontrou algum material nas dependencias da Universidade? Entregue para o vigilante ou agente de portaria mais próximo ou na Coordenação de Segurança Patrimonial, localizado na sala 6, bloco 3 da Unidade Tapajós.

Perdeu algum material? Procure a Coordenação Patrimonial portando documento com foto para que seja efetuada a devolução do material.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Segurança Patrimonial pelo telefone (93) 2101-4956 ou e-mail csp@ufopa.edu.br.

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