Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 30 de Janeiro de 2024 às 14:31

Recomendações à comunidade acadêmica para adoção de medidas preventivas contra covid-19


RECOMENDAÇÕES À COMUNIDADE ACADÊMICA PARA ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA COVID-19

Nas últimas semanas, o país registrou o aumento de casos de covid-19 e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Apesar de ainda não haver uma orientação oficial/governamental sobre o aumento dos registros, o cenário já é objeto de preocupação entre especialistas da área da saúde e gestores públicos.

Nesse sentido, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio de sua Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), reforça a importância dos cuidados sanitários ininterruptos e a vacinação contra covid-19 como medidas preventivas.

A comunidade acadêmica deve ficar atenta aos sintomas como febre, cansaço, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e congestão nasal.

Portanto, recomendamos que a comunidade acadêmica adote as seguintes medidas de prevenção contra a covid-19:

  • em casos de sintomas suspeitos, utilizar máscaras em ambientes fechados;

  • higienizar as mãos, os objetos e os ambientes;

  • manter a vacinação contra covid-19 atualizada;

  • em casos de sintomas suspeitos, requerer ao Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) o agendamento de testagem para a covid-19, pelo e-mail labimol@ufopa.edu.br;

  • se servidor, seguir as orientações a serem expedidas pela DSQV.

Essas medidas podem impedir o contágio da infecção respiratória causada pelo coronavírus, evitando o agravamento dos dados epidemiológicos e o retrocesso no enfrentamento da covid-19.

Salientamos que vacina é a principal medida de prevenção. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. Aqueles que ainda não se imunizaram ou não completaram seu esquema vacinal, principalmente os idosos e os imunocomprometidos, devem procurar uma UBS para receber a vacina.

Santarém-PA, 22 de janeiro de 2024.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa

 

(Comunicado em formato PDF aqui.)

Notícia em destaque