UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 21 de Junho de 2023 às 09:09

Laboratório de Antropologia Sonora e Etnomusicologia – LAnSE

/media/file/site/ics/imagens/2023/e8c8244dcd1e380bb2c9fed762cc4527.jpg

O LAnSE nasceu em 2019, a partir da junção de iniciativas isoladas que já se desenvolviam dentro do curso de Antropologia da Ufopa voltadas para a documentação, registro e pesquisa de manifestações musicais e expressões sonoras na região do Oeste do Pará. Antes mesmo da criação do laboratório, em 2018, a Profa Helena Schiel orientou o TCC de Roque Yaxikma Waiwai, que faz uma descrição etnográfica sobre as flautas ratî Waiwai. No mesmo ano, surgiu o projeto de extensão “Quem são eles? Uma viagem musical pelo Baixo Tapajós”, coordenado pela Profa. Luciana França, com o objetivo de registrar e compreender algumas manifestações musicais da região. Nos anos seguintes, com o apoio do LAnSE, foram realizados três documentários de curta duração sobre um evento musical em Alter do Chão e sobre a construção de instrumentos artesanais típicos do carimbó. Em 2021, um novo projeto de extensão, “Memórias do Sairé”, coordenado também pela professora Luciana França, passou a fazer parte das ações de registro do LAnSE das expressões musicais da região de Santarém. Apoiando a Côrte do Rito Religioso do Sairé de Alter do Chão, este laboratório ajudou a produzir, em formato audiovisual, a série “Mestres Foliões”, em que as folias que fazem parte dessa manifestação cultural e religiosa são executadas e apresentadas pelos músicos, devotos da festa. As pesquisas envolvidas em todas essas ações revelaram a riqueza e a diversidade das musicalidades na região do Oeste do Pará, para as quais o LAnSE se volta com o intuito de documentar, compreender e divulgar.

Coordenação:

Profa Luciana Barroso Costa França

Vice-coordenação:

Profa Helena Moreira Schiel

Local / Contato:

Unidade Tapajós – Rua Vera Paz, s/nº, Sala 330 – BMT1

CEP 68035-110, Bairro do Salé, Santarém – Pará – Brasil

E-mail: luciana.franca@ufopa.edu.br / helena.schiel@ufopa.edu.br

Produções vinculadas ao LAnSE:

A Quinta do Mestre e a Sereia (2020)

Pau Oco Escavado (2021)

Maracá de Caboclo (2021)