Ultima atualização em 27 de Outubro de 2021 às 11:06

Projetos apoiados pelo Laboratório de Antropologia Sonora e Etnomusicologia (LAnSE) serão lançados

Três projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, por meio do edital de Patrimônio Cultural Imaterial, e realizados com apoio do Laboratório de Antropologia Sonora e Etnomusicologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa serão lançados ainda esta semana.

O projeto "Mestres Foliões" apresenta registro audiovisual de um encontro entre alguns mestres da Folia do Sairé de Alter do Chão. O projeto disponibilizará ao público, nas plataformas digitais do Rito Religioso do Sairé, um programa com nove episódios em que os foliões reunidos entoam algumas das folias do Sairé, conversam, trazem lembranças e contam histórias a respeito da festa. O programa será lançado no dia 29 de outubro, mostrando ao público os cantos, a originalidade e a expressão de quem faz da Festa do Sairé, uma forma de resistência cultural.

O projeto "Memórias do Sairé" apresentará o website www.memoriasdosaire.com.br, que reunirá informações, memórias, depoimentos, gravações, fotos e vídeos do Sairé em Alter do Chão. A produção do website teve participação dos membros da Corte do Sairé, que prepararam cuidadosamente esse material, contando sobre o Festa de sua perspectiva singular, de quem vive a festa e de quem a faz.

Esses dois projetos surgiram de iniciativa da Corte do Rito Religioso do Sairé de Alter do Chão e receberam o apoio da Ufopa através do projeto de extensão “Memórias do Sairé”, coordenado pela Profa. Luciana França, e do LAnSE.

Já o projeto “Pau Oco Escavado” traz ao público um videodocumentário que acompanha a construção de um tambor de curimbó pelas mãos de Mestre Hermes Caldeira, integrante do grupo Kuatá de Carimbó e do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará. Em 2021, durante a pandemia, Mestre Hermes encontrou em sua oficina Carauari Arte e Bricolagem de Alter (CABA) outra forma de fazer sua arte. A construção do curimbó — pau oco escavado — envolve várias etapas, da busca do tronco morto na mata até o som do tambor pulsando no carimbó.

O vídeo resulta também do projeto de extensão “Quem são eles? Uma viagem musical pelo Baixo Tapajós”, também coordenado pela professora Luciana França, que vem procurando registrar a musicalidade da região. O filme estará disponível a partir do dia 30 de outubro no canal do YouTube do Coletivo C.a.n.o.a., neste linkou no canal de Hermes Caldeira, neste link.

Comunicação/Ufopa, com informações da Profa. Luciana França

26/10/2021 atualizado em 27/10/2021