II Exposição situacional das políticas territoriais e linguísticas vigentes nas aldeias da área de abrangência da Ufopa

Abertura: 5 de Dezembro de 2018 às 13:00

Termino: 5 de Dezembro de 2018 às 18:00

Local: Hall do prédio H da Unidade Rondon

A Formação Básica Indígena é um projeto da Ufopa que visa fornecer apoio no acompanhamento e formação intelectual dos discentes indígenas que ingressam na instituição por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI). Trata-se de um compromisso da Ufopa com a permanência e formação de qualidade dos discentes indígenas.

A exposição busca divulgar os resultados das pesquisas realizadas por estudantes da Formação Básica Indígena da Ufopa turma 2018 sobre direitos linguísticos e territoriais das aldeias, dentro da disciplina de Direitos humanos e indígenas ministrada pelos professores André Azevedo (UFOPA/ICS) e Marília Leite (UFOPA/ICED). Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado das 13 às 18 horas, no saguão da Unidade Rondon, Campus de Santarém.
A atividade de pesquisa integra a disciplina de Direitos Humanos e Direitos Indígenas, que possuiu como um dos objetivos levantar dados sobre as aldeias e comunidades dos discentes da Formação Básica Indígena, com foco para a atual situação territorial e educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de línguas. A atividade também busca responder às cobranças feitas pelas lideranças indígenas aos discentes, após eles entrarem na universidade por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), além de ensinar os estudantes a formular pesquisas que atendam às demandas de suas comunidades.

Fonte: Organizadores do Evento
Data:05/12/2018