Mostra Ambiental do Projeto Escola d’Água “Gotas de Saberes, Rios de Mudança"

Abertura: 20 de Março de 2019 às 09:00

Termino: 22 de Março de 2019 às 19:00

Local: Escola de Arte Emir Bemerguy

Projeto Escola d’Água realiza mostra ambiental “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”

Começa nesta quarta-feira, 20, a Mostra Ambiental do Projeto Escola d’Água “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”, envolvendo 45 escolas municipais das regiões de rios, planalto, várzea e cidade de Santarém. A programação é coordenada pela professora Lucineide Pinheiro, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

A mostra, que vai até sexta-feira, tem o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e proporcionar um momento de interação e integração entre as escolas sobre os temas que envolvem o meio ambiente, incluindo a sua importância e cuidado.

O evento vai acontecer na Escola de Artes Emir Bemerguy, no bairro Jardim Santarém. Nos três dias, os alunos e os professores das escolas atendidas pelo projeto irão participar de palestras, diálogos e oficinas. Também haverá estandes com produtos confeccionados nas escolas durante as aulas de Educação Ambiental.

Professora Lucineide Pinheiro explicou que a Mostra Ambiental é a culminância de cinco anos de trabalho com as escolas municipais de Santarém, envolvendo a formação ambiental de professores e crianças. “O foco fundamental é um olhar crítico sobre o uso sustentável da água no planeta a partir do lugar onde estamos, discutindo nosso papel na preservação dos cursos da água que estão próximos às nossas escolas e nossas comunidades”, disse a professora. Sobre o tema “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”, a coordenadora disse que tem um grande significado para o projeto, porque destaca os saberes de cada local e a importância destes para se entender a realidade ampliada. “No momento em que conseguimos juntar o saber de cada um e em cada momento, em cada oficina, em cada encontro, nós vamos juntando esses saberes e formando os grandes saberes que nos ajudam a perceber o mundo ao nosso redor”, destacou.

Confira a programação completa aqui.

Projeto Swarovski Waterschool Brasil

O projeto Escola d’Água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém no ano de 2014, com apoio de várias instituições, entre elas a Universidade Federal do Oeste do Pará. Em Santarém, visa a formação de crianças e professores para a promoção da sustentabilidade ambiental, a promoção de ações individuais e coletivas de cuidados com a água do planeta, pensando e agindo de forma global e local, seguindo a premissa de que “quem quiser mudar o mundo comece mudando a si mesmo”. O foco é a capacitação de crianças e professores de escolas municipais de ensino fundamental, localizadas próximas ou às margens de um curso d’água (rio, igarapé, lago ou nascente).

19/3/2019

Participantes: