Projeto Meditação & Qualidade de Vida

Abertura: 9 de Maio de 2018 às 18:00

Termino: 9 de Maio de 2018 às 19:30

Local: Miniauditório HA1 - Unidade Rondon

O projeto "Meditação & Qualidade de Vida" está com inscrições abertas para estudantes que queiram participar das atividades que fazem parte do projeto de extensão idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Carlos José Freire Machado. O projeto tem apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), sendo fruto de uma parceria entre o Instituto de Ciências da Educação (Iced) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, das 18h às 19h30, no miniauditório HA1, da Unidade Rondon.

O projeto "Meditação & Qualidade de Vida" objetiva a prática de meditação como meio para superar dificuldades no âmbito psicossocial, favorecendo aos participantes mais qualidade na convivência social e melhor percepção de si próprios. Tem como público-alvo os estudantes da Ufopa e conta com a participação efetiva das psicólogas e da nutricionista da Proges.

Etapas

A primeira etapa consiste na inscrição, que pode ser feita até o dia 8 de maio, com o preenchimento de formulário online: clique aqui e faça sua inscrição. Após o período de inscrição, haverá uma reunião com os estudantes inscritos para apresentar o projeto e fazer o repasse de orientações pertinentes. A coordenação do projeto entrará em contato via e-mail e/ou telefone informando dia, horário e local do encontro.

As seções de meditação terão fluxo contínuo, o que significa que o participante pode entrar no grupo de meditação a qualquer momento, mediante prévia inscrição e existência de vagas.

Benefícios

A meditação provoca mudanças de longo prazo na qualidade de vida do meditador, induzindo melhoras no estado de humor e nos níveis de felicidade e bem-estar.

Estudos comprovam diminuição na ansiedade, depressão e irritabilidade; indicam ainda redução nos principais indicadores de estresse crônico e hipertensão e também impacto positivo no quadro de doenças graves, como dor crônica e câncer, além de auxílio no tratamento de dependências de álcool e outras drogas. Fortalece o sistema imunológico e proporciona aumento de empatia para com o próximo.

O projeto visa a melhorar a saúde física e psicossocial dos estudantes da Ufopa, proporcionando maior qualidade de vida em geral, de modo a servir de apoio institucional a condições de fragilidade psicossocial de membros da comunidade acadêmica, além de simplesmente ensinar a prática da meditação.

Mais informações podem ser solicitadas à Proges pelo telefone (93) 2101-7619 ou e-mail psicologia.proges@gmail.com.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges

26/4/2018