Seminário dos Processos Seletivos Especiais da Ufopa

Abertura: 9 de Abril de 2019 às 08:00

Termino: 26 de Abril de 2019 às 18:00

Local: Itaituba e Jacareacanga,Oriximiná, Santarém

O Seminário dos Processos Seletivos Especiais da Ufopa ocorrerá no período de 9 a 26 de abril de 2019, nos campi de Itaituba, Oriximiná e Santarém e também no município de Jacareacanga, com datas específicas em cada município. O evento visa discutir e avaliar a política pública de inclusão étnico-racial na Ufopa, bem como estabelecer critérios e diretrizes para a elaboração dos editais do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) para os anos de 2020 e 2021.

Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), por meio da Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS), o seminário tem como público-alvo as lideranças indígenas e quilombolas, a comunidade acadêmica, os diretórios estudantis, bem como a sociedade em geral.

A primeira edição do seminário será realizada nos dias 9 e 10 de abril, simultaneamente no Campus Itaituba, situado na Rua Terceira, bairro Liberdade; e em Jacareacanga, na Escola Municipal Carmem Valente, situada na Rua Mundurukania, bairro São Pedro. A segunda edição ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, no Campus Oriximiná, localizado na Rodovia PA-254, nº 257, bairro Santíssimo. Em Santarém, o evento acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, no anexo da Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima.

Política de inclusão étnico-racial – A política inclusiva da Ufopa iniciou-se em 2010 com a realização do processo seletivo especial com vagas destinadas exclusivamente para estudantes indígenas. A partir de 2015, essa política passou a ser destinada também a estudantes quilombolas, com a realização do primeiro processo seletivo especial quilombola. Esses processos têm como elemento fundamental a necessidade de o candidato possuir vínculo social, cultural, político e familiar com uma comunidade indígena ou quilombola legalmente constituída. Atualmente, a Ufopa possui 443 estudantes ingresssantes através do PSEI e 270 estudantes ingressantes pelo PSEQ, em todos os cursos ofertados pela Instituição.

Confira aqui a programação do evento.

Mais informações no site da Proges.

Serviço: Seminário dos Processos Seletivos Especiais da Ufopa

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges