VII Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima)

Abertura: 19 de Julho de 2018 às 08:00

Termino: 21 de Julho de 2018 às 21:00

Local: Município de Óbidos

Com o tema “Águas Turradas, Rio de Culturas Misturadas: nas veias culturais da Floresta-Mãe”, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, no município de Óbidos, o VII Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima).

Até o dia 8 de julho, estão abertas as inscrições para os interessados em ministrar oficinas e minicursos. O envio de propostas deve ser feito no site do evento.

Para participação como ouvintes, as inscrições vão até o dia 19 de julho, gratuitamente.

O festival ocorre há seis anos no município de Óbidos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), com o Campus Óbidos da Ufopa, o Instituto Federal de Educação do Pará, a prefeitura daquele município e as associações culturais locais.

O Fecima, nesta sétima edição, terá rodas de conversa; mesas-redondas literárias, históricas e culturais; contação de histórias infantis amazônidas; expedições oficineiras no Estreito de Óbidos; expedições ambientais e culturais à Serra da Escama; caminhadas históricas pelo Museu Contextual de Óbidos; expressões poéticas e musicais e apresentações folclóricas e teatrais. As atividades visam ajudar os participantes a ampliar sua compreensão e suas ações em vista da preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e memorial da Amazônia.

O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e locais que ajudarão os participantes no debate sobre o tema. Já confirmaram presença a pesquisadora e performancista teatral Profa. Dra. Maria Glória Magalhães e o pesquisador e poeta Prof. Dr. Augusto Rodrigues Niemar, ambos da Universidade de Brasília (UnB); a zoóloga Profa. Dra. Luciana Pinto Sartori, do Centro Universitário Paulista São Camilo; o músico e poeta Eduardo Dias; e o jornalista Ronaldo Brasiliense.

No evento será apresentado ao público o rico patrimônio histórico, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VII Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica professor Itamar Paulino, coordenador.

Nesta edição do Fecima será realizado também o III Feciminha, evento dedicado ao incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos, que ocorrerá no primeiro dia da programação.

Acesse aqui a página do evento: www.fecima.comunidades.net.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/e123f019258f7d271c3c84930056b510_ehGkiEs.JPG

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação

26/6/2018

Participantes: