Ultima atualização em 19 de Novembro de 2020 às 18:29

Laboratórios da Ufopa produzem equipamentos de proteção para profissionais de saúde

30 de Março de 2020 às 12:19

Pesquisadores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estão produzindo, em regime de mutirão, equipamentos de proteção facial para ser utilizados pelos profissionais de saúde dos hospitais de Santarém. O Prof. Dr. Enoque Alves, do Laboratório de Mídias Eletrônicas (Instituto de Engenharia e Geociências - IEG), está usando a impressora 3D que tem em sua casa.

“Para evitar aglomerações”, o Prof. Dr. Gabriel Iketani, do Laboratório de Educação e Evolução Horácio Schneider (Instituto de Ciências da Educação - Iced), também está mantendo uma impressora trabalhando na sua casa. Estão sendo produzidos óculos e máscaras de acetato. Parte do material vem dos projetos mantidos pelos laboratórios da Ufopa. Outra parte está sendo comprada no comércio local e há ainda doações vindas de vários comerciantes, por meio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

“Já repassamos 15 equipamentos (óculos e máscaras) produzidos pela Ufopa para médicos do Hospital Regional e da Unidade de Pronto Atendimento. Eles já nos deram alguns feedbacks, e nós já ajustamos alguns detalhes e estamos fechando os protótipos para iniciar a produção em maior escala”, informou o Prof. Dr. Roberto Branco Filho (IEG), um dos envolvidos na produção.

Ele informou ainda que estão tendo um pouco de dificuldade para encontrar o material, devido ao fechamento do comércio. “Mas ligamos para os donos das lojas e nem entramos, compramos e recebemos na calçada mesmo”, completou.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, os profissionais de saúde gostaram dos equipamentos de proteção. Na UPA, o material também foi aprovado: “Superconfortável a parte da cabeça. Bem levinho, só a visão que não fica 100%, mas é possível ler tudo”, afirmou o médico Gilson Nardini.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/be991c78ba9ad1a12f18268a66313a96.jpg

Médica testa equipamento produzido na Ufopa. Foto: Divulgação, 27/3/2020.

“Agora que os ajustes finais foram feitos, temos capacidade para produzir de 40 a 50 equipamentos por dia”, afirmou o professor Roberto Branco. “Temos material para a produção de 500 peças”, completou.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, está trabalhando diretamente para auxiliar os pesquisadores: “O desafio agora é buscar alternativas de logística para adquirir o material”.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

27/3/2020