Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2024 às 15:47

1ª Feira Solidária da Agricultura Familiar da Ufopa beneficia Pastoral do Menor do Juá

Ação tem por objetivo incentivar a compra de produtos da agricultura familiar para doação às entidades de caridade de Santarém.

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024, a Feira da Agricultura Familiar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza em Santarém (PA) a primeira edição do projeto “Feiras Solidárias”, que visa a incentivar a compra e doação de alimentos para entidades de caridade da região. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a Feira ocorrerá das 7h30 às 12h, no saguão de entrada do Bloco Modular Tapajós II (BMT II), na Unidade Tapajós, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé.

A primeira entidade contemplada com a ação solidária será a Pastoral do Menor – Núcleo Juá, que assiste a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em um trabalho sem fins lucrativos. Vinculada à Área Pastoral São Mateus, a entidade não tem financiadores e conta somente com doações e voluntários. A instituição oferece diversas atividades, como: mística, roda de conversa, esporte, aulas educacionais, conscientização, além de cursos de violão, de telas em rede e judô. A entidade estará presente durante a ação.

Conheça aqui o trabalho da Pastoral do Menor – Núcleo Juá.

“Um tema muito relevante para Feira da Agricultura Familiar da Ufopa é incentivar o comércio justo, que se baseie na solidariedade. Assim sendo, propomos a realização de edições especiais denominadas de “Feiras Solidárias”. Seu objetivo é incentivar os clientes a comprar produtos dos agricultores familiares para doar às entidades de caridade convidadas para a ação”, explica o professor da Ufopa Luiz Gonzaga Feijão da Silva, um dos coordenadores do projeto. O professor lembra que essas entidades foram selecionadas previamente, através de edital lançado em novembro do ano passado.

Feira – O programa Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iecosol) propôs a Feira da Agricultura Familiar da Ufopa como uma ação de extensão em 2016. Desde então, através do trabalho de seus colaboradores (docentes, discentes, associações e cooperativas formadas por agricultores familiares, Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão), firmou o projeto como uma realidade no cotidiano da Universidade.

Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a feira ocorre todas as quintas-feiras, das 7h30 às 12 horas, na entrada do Bloco Modular Tapajós II (BMT II), Unidade Tapajós/Campus Santarém, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé.

Serviço: 1ª Feira Solidária da Agricultura Familiar da Ufopa

• Data: 1º/02/2024 (quinta-feira)

• Horário: 7h30 às 12h

• Local: Saguão de entrada do prédio Bloco Modular Tapajós II (BMT II), Unidade Tapajós/Campus Santarém, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé

Comunicação/Ufopa, com informações da Pastoral do Menor – Núcleo Juá
30/01/2024

Notícia relacionada:

Feira da Agricultura Familiar da Ufopa. Foto: Comunicação/Ufopa.