Ultima atualização em 10 de Dezembro de 2019 às 16:44

2ª Corrida e Caminhada da Ufopa encerram comemorações dos 10 anos

Realizada neste domingo, 8 de dezembro, a 2ª Corrida e a Caminhada da Universidade Federal do Oeste do Oeste do Pará (Ufopa) reuniram corredores e caminhantes, na Unidade Tapajós/Campus Santarém, marcando o encerramento das comemorações dos 10 anos da instituição, completados no último dia 5 de novembro, cuja programação se iniciou em janeiro deste ano.

Corrida - Com largada às 7h30 da manhã, da Unidade Tapajós (bairro Salé), os corredores percorreram 5 km, passando pelas outras duas unidades da Universidade em Santarém: Unidade Amazônia (bairro Aparecida) e Unidade Rondon (bairro Caranazal). O percurso também incluiu a antiga unidade - alugada - que abrigava a sede da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), localizada no bairro Aldeia, e desocupada em 2018.

Pernas solidárias – Logo após a chegada, um grupo de corredores recebeu medalhas pela participação, entregues pelo reitor Hugo Diniz e vice-reitora Aldenize Xavier. São Pessoas com Deficiência (PcDs), que cumprem o percurso em cadeiras de rodas e são auxiliados por outros corredores denominados “pernas solidárias”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/5af0947a52e9ac0c601a48d403d22626.png

O reitor Hugo Alex Diniz ressaltou a participação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa na 2ª Corrida e Caminhada da Ufopa, que encerra as comemorações dos 10 anos da Ufopa: “Estamos comemorando a participação da comunidade em peso nesta corrida, uma corrida linda, um dia importante para a cidade. Esta é uma corrida que se consolida, parabéns a todos que estiveram organizando e que acreditaram em nossa universidade”.

Diniz acrescentou: “Estamos fechando com chave de ouro, com esta corrida, este ano inteiro de comemorações e nos preparando para os próximos dez anos, que serão os melhores anos da Ufopa”.

Adepto da corrida de rua, da qual é grande incentivador, Diniz foi primeiro colocado na categoria masculino servidores na faixa etária de 40 a 49 anos, com tempo de 28 minutos. “Estou comemorando muito, essa era nossa meta”.

A vice-reitora Aldenize Xavier também falou sobre a conexão da Ufopa com a comunidade por meio do esporte: “É um momento de confrateniar com a comunidade interna e a comunidade externa; a corrida proporciona esse momento realmente de conexão com a comunidade. É um momento de nós finalizarmos a nossa festa de 10 anos nessa festa com a comunidade externa”.

Também adepta da corrida de rua, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Prof. Solange Ximenes, foi a primeira colocada na categoria feminino servidores e acadêmicos faixa etária 40 a 49 anos. Titular da Pró-Reitoria de Administração (Proad), Sofia Campos Rabelo chegou em segundo lugar na categoria feminino servidores de 50 a 59 anos.

Aos corredores foram entregues medalhas de participação por cumprirem o percurso. Os mais rápidos, integrantes da comunidade, professores, técnicos e alunos subiram ao pódio para receber medalhas pelas conquistas em suas categorias.

Aluna do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Sociedade (Iced), Clodenize de Lima Silva comemorou muito o primeiro lugar na categoria geral feminino servidores e acadêmicos. Ela cumpriu o percurso de 5 km em 28 minutos e 40 segundos: “Este é o primeiro ano que eu participo da corrida, muito bom o percurso, cansativo mas muito bom. No próximo ano estarei aqui de novo”.

Primeiro lugar na categoria masculino servidores e alunos, com tempo de 22 minutos e 12 segundos, Wellington Abreu Miranda, da turma 2018 do curso de Pedagogia (Iced), agradeceu o apoio de amigos e disse que todo o esforço valeu a pena. Ressaltou também a alegria de estar participando da corrida que comemora os 10 anos da Ufopa: “Muitas vezes eu saia da aula às 22h, e ainda assim eu ia treinar. Eu também corria para pegar o ônibus para Mojuí dos Campos, onde moro, e isso já servia como treinamento”.

Caminhada – A 2ª Caminhada que teve largada logo após a corrida, percorreu as principais ruas da Unidade Tapajós.

Confira aqui os resultados da 2ª Corrida da Ufopa:

Classificação geral feminino comunidade

Classificação geral feminino servidores e acadêmicos

Classificação geral masculino comunidade

Classificação geral masculino servidores e acadêmicos

Classificação geral por faixa etária feminino comunidade

Classificação geral por faixa etária feminino servidores e acadêmicos

Classificação geral por faixa etária masculino comunidade

Classificação geral por faixa etária masculino servidores e acadêmicos

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

9/12/2019

Largada da 2ª Corrida da Ufopa, 8/12/2019. Foto: Rosa Rodrigues.