Ultima atualização em 21 de Novembro de 2022 às 11:51

3ª Limpeza da Praia na Unidade Tapajós será dia 19 de novembro

Ação fez parte da programação de aniversário, recebeu voluntários internos e externos

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra),  realizaou no dia 19 de novembro (sábado), a partir das 8h da manhã, a 3ª Ação de Limpeza da Praia da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé, Campus Santarém. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a atividade começa às 8h, ao lado do Deque (Madeirão), com um café da manhã que será servido aos participantes. A ação integra a programação do mês de aniversário de 13 anos a Ufopa, completados no último dia 5 de novembro.

Esta é a terceira ação de limpeza realizada pela Sinfra com apoio de voluntários. De acordo com Erielma Amorim (DGA), na primeira ação foram recolhidas 25 toneladas de resíduo. Na segunda, foram 20 tonelada. Nesta ação, mais 20 toneladas de entulhos foram retiradas. A Sinfra contou com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).

Promovida pela Sinfra por meio da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), a atividade “visa a conscientizar sobre a importância da limpeza e preservação desse espaço, conhecido na cidade como “antiga praia da Sudam”, informou a responsável pela DGA, Erielma Lopes Amorim. Ela informou ainda que a ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) de Santarém, empresas e instituições externas, além das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/030b25c4c1c1f1d38dd233f1b94074b4.jpg
Cerca de 500 voluntários inscreveram-se para ajudar na limpeza
da praia. 19/11/2022. Foto: acervo da Sinfra

De acordo com a organização do evento, a ação ocorreu de forma educativa, com a realização de palestras, recolhimento de resíduos sólidos, torneios de voleibol, canoagem, tênis de mesa, jogos diversos e música ao vivo.

Para a atividade de recolhimento dos resíduos, pede-se que os participantes utilizem minimamente as seguintes vestimentas: calça, camisa com manga comprida e sapato fechado. A DGA irá fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) para a segurança dos voluntários.

Aqueles que atuaram na atividade de recolhimento de resíduos sólidos da praia receberam certificado de participação com carga horária de quatro horas; para isso foi necessário inscrever-se na página disponível no link abaixo:

Os inscritos terão acesso aos certificados na página abaixo:

Serviço: 3ª Ação de limpeza da praia da Unidade Tapajós

• Data: 19 de novembro de 2022 (sábado)

• Hora: 8h (concentração e café da manhã no Madeirão)

• 8h30 às 10h30 – Ação de limpeza da praia

• 10h30 às 12h00 – Atividades de lazer

• 12h às 12h30 – Encerramento e entrega de premiações aos vencedores de competições.

10/11/2022

Ação também terá palestras, música, jogos e competições esportivas. Foto: Lenne Santos.