Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 26 de Maio de 2021 às 21:17

Inscrições abertas para seminário sobre impactos do mercúrio na bacia do Tapajós


Para discutir sobre os impactos causados pelo mercúrio à saúde humana na região da bacia do Tapajós, a Sociedade para Pesquisa e Proteção ao Meio Ambiente (Sapopema), com diversas parcerias, realiza nos dias 1º e 2 de junho, a aprtir das 14h30, o Seminário Virtual Mercúrio na bacia do Tapajós: impactos na saúde e na economia das populações tradicionais. O evento reunirá representantes de diferentes instituições da sociedade civil.

A Ufopa integrará as discussões através da professora Heloísa Nascimento, que coordena o Laboratório de Epidemiologia Molecular (Lepimol) e desenvolve pesquisas relacionadas à contaminação mercurial na região. Também participarão representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), da Fiocruz, do Projeto Saúde e Alegria, dentre outras entidades.

No dia 1º, o tema do debate será "Exposição humana na bacia do Tapajós e os efeitos na saúde da população". No segundo dia do evento, o tema debatido será "Desafios e perspectivas das organizações sociais face a contaminação mercurial na bacia do Tapajós". O mercúrio é considerado um dos metais pesados mais perigosos para o ambiente e para a saúde humana. Por conta da ação de garimpos, desmatamentos, incêndios florestais, exploração madeireira, mudança no uso da terra e instalação de usinas hidrelétricas, o ecossistema amazônico registra altas concentrações do metal.

Para participar do evento e apresentar propostas de políticas públicas, clique AQUI e faça sua inscrição.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/ab70a9c7961e3aacf45a6adfc43d97ee.jpg

 

Comunicação/Ufopa

26/05/2021

Notícia em destaque