Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2024 às 14:10

Clube de Ciências da Ufopa: inscrições abertas até sexta-feira, 1º de março

Gratuitas, inscrições ocorrerão até 1º de março de 2024 pela internet.

As inscrições para as turmas de 2024 do Clube de Ciências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorrerão até sexta-feira, 1º de março. São 41 vagas destinadas a estudantes, a partir do 6º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, de escolas dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível aqui: https://forms.gle/WdzB1GFA4NQgBh2D6.

Em 2024, o Clube de Ciências da Ufopa funcionará com três turmas, cada uma com 15 estudantes: duas do ensino fundamental (6º ao 9º ano), manhã e tarde; e uma do ensino médio (1º ao 2º ano) no turno da tarde. Poderão concorrer às vagas alunos regularmente matriculados em escolas públicas da Região Metropolitana de Santarém, que estejam cursando a partir 6° ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do ensino médio. Não será cobrada taxa de inscrição nem mensalidade.

Os documentos necessários para inscrição são:

• Comprovante de matrícula do ano letivo de 2024, indicando a série e o turno;

• Cópia do boletim do ano letivo de 2023;

• Cópia do RG ou da certidão de nascimento;

• Dados de contato do estudante e do seu responsável a serem fornecidos no formulário de inscrição.

A seleção dos estudantes ocorrerá em duas fases:

• 1ª fase: Análise dos documentos para homologação;

• 2ª fase: Entrevista.

O que é o Clube de Ciências?

É um espaço de educação não formal em Ciências que funciona na Ufopa e atende a estudantes do ensino fundamental e médio em turmas anuais. Os estudantes que participam do Clube de Ciências têm oportunidade de discutir temas científicos e tecnológicos, participar de visitas de estudo, gincanas científicas, exposições, eventos, elaboração de projetos de investigação, entre outras atividades que despertem o gosto pelas Ciências. A iniciativa é do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Confira o edital de seleção aqui.

Mais informações por e-mail: cciufopa.cpadc@gmail.com

19/02/2024, atualizado em 28/02/2024.