Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2024 às 14:12

Abertas inscrições para o grupo de teatro da Ufopa

Iurupari irá formar dois núcleos cênicos para interessados a partir de 10 anos de idade.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced), informa que estão abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para os núcleos formativos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa. Neste ano serão criados dois grupos formativos. Serão ofertadas 30 vagas para cada núcleo. As vagas destinam-se aos interessados pela arte teatral, acima de 10 anos, e que queiram desenvolver atividades cênicas no ano de 2024. As inscrições são gratuitas.

As atividades de formação e inserção ao teatro do projeto serão desenvolvidas no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, situados na Unidade Rondon do campus de Santarém da Ufopa, e terão início a partir do dia 2 de março de 2024, com horários diferenciados para os respectivos núcleos, que foram atribuídos da seguinte forma: aos sábados, das 8h às 11h, para o Núcleo de Crianças e Adolescentes. Aos sábados, das 15h30min às 19h, para o núcleo de jovens e adultos.

“Os encontros iniciais, que serão realizados presencialmente, visam a desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada qual explore sua potencialidade e posteriormente a coloque em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. Ainda serão pautados desenvolvimentos de estudos, a partir de leituras dirigidas, de teóricos, dramaturgos, teatrólogos, dentre outros autores, acerca da formação de atores e atrizes e da produção artística cênica, criando um ambiente de debate, discussão e reflexão do exercício teatral, de seu envolvimento com a sociedade e desenvolvimento de produtos ao público em geral”, informou o Prof. Leandro Casula, coordenador e idealizador do projeto.

Sobre as inscrições – As inscrições para o projeto devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, por meio on-line, com o preenchimento de formulário digital disponível em: http://iurupari.blogspot.com.br/.

Todos os interessados em participar de um dos núcleos formativos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro deverão redigir uma simples “carta de intenção” no formulário digital, que deverá conter a resposta da pergunta: "Porque fazer teatro no projeto Iurupari – grupo de teatro da Ufopa?"

“Havendo excedente do limite estipulado de 30 vagas para cada núcleo, será realizada pela equipe de execução do projeto, uma prévia seleção das inscrições, mantendo o limite estipulado de participantes. As inscrições deferidas e indeferidas, se houver, serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos no dia 29 de fevereiro, contendo informações acerca do primeiro encontro a ser realizado – do respectivo núcleo, além fazer um panorama ao proposto projeto aos inscritos”, esclareceu Casula.

As inscrições e participação de menores de 18 anos serão posteriormente validadas pelo preenchimento de “ficha/termo de autorização”, preparada pela equipe do projeto, que deverá ser assinada por pais e/ou responsáveis do participante.

O Projeto Iurupari – Desenvolvido desde 2015 na Ufopa, o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro objetiva formar pessoas dispostas ao fazer cênico, para que elas possam exercer a atividade teatral entre si e posteriormente se empenhar para apresentações variadas, a fim de efetivar um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral.

A coordenação da proposta é do professor Leandro Pansonato Cazula e conta com o auxílio dos estudantes/bolsistas da universidade, Eduardo Rodrigues e Karina Vasconcelos, que serão monitores no desenvolvimento dos núcleos formativos. O projeto conta com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e o subsídio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio do Programa de Fomento à Extensão (Pró-Extensão), edital Procce n.º 003/2023, e do Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx), edital Procce n.º 013/2023.

Serviço: Projeto Iurupari (Grupo de Teatro)

• Projeto com carga horária de 180 horas

• Período de realização: 02 de fevereiro a 14 de dezembro de 2024

• Local: Auditório Wilson Fonseca e Espaço de Formação Cultural – Unidade Rondon/Campus Santarém