Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 9 de Fevereiro de 2024 às 17:05

Abertas inscrições para oficina de teatro “Percursos Criativos”


Com 25 vagas, a atividade ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, em Santarém (PA).

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por intermédio do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, promove no período de 7 a 10 de fevereiro, em Santarém (PA), a oficina de teatro “Percurso Criativos”. Com 25 vagas, a atividade será ministrada pelo atuador, oficineiro e dramaturgo Ricardo Lima, oriundo de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Gratuita, a oficina será realizada no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro Caranazal.

A oficina busca oferecer percursos de criação teatral com foco no teatro físico, estruturada em etapas integradas: Sensibilização, Estímulos e Procedimentos Criativos. Serão trabalhadas vivências de coletividade e escuta, práticas com exercícios, experimentações, jogos com elementos multiculturais e percursos de criação já experimentados que oferecem dispositivos e repertórios que servem de base de criação.

O público-alvo é a comunidade em geral, podendo ser pessoas do teatro, artistas da cena, do corpo, educadores e educadoras, pessoas interessadas com idade a partir dos 16 anos. Não é necessário ter experiência com teatro. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 5 de fevereiro através do formulário na página https://forms.gle/wbjAyE8AgzWXE1dr7. A equipe do Projeto Iurupari entrará em contato com os inscritos por e-mail ou por telefone e confirmará a participação.

A oficina formativa é uma idealização do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio do Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx).

 

Participantes da oficina. Foto: acervo do projeto

 

Sobre o ministrante: Ricardo Lima é atuador, oficineiro, dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e de cinema, contador de histórias e brincante, iluminador cênico, produtor e gestor cultural. Atuou em peças teatrais e dança contemporânea, entre elas, Loucomotiva na Estação Saudade (2015), Avoado de Azul (2016), Corpos Poéticos (2019), Let Beatles (2019), Antígona (2019) e Pé de Histórias (2021). Atuou no curta-metragem Menestrada (2022). Encenador dos espetáculos A Menina que buscava o Sol (2018), Antígona (2019), Medéia (2021) e Migrantes (2022).

É autor de duas peças teatrais: Tabuleiro (Prêmio Edson Profeta de Teatro pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul) e Isto é Um Homem, encenada pelo Projeto Iurupari (2017 e 2018). Roteirista e diretor dos curtas Cárcere (2017), Medéia (2021) e Menestrada (2022). Participou de 2014 a 2021 do Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas (MS). Foi coordenador e educador teatral no Núcleo Municipal de Teatro da Diretoria Municipal de Cultura de Três Lagoas (MS) no período de 2019 a 2023.

Serviço: Oficina de Teatro “Percursos Criativos”

  • Ministrante: Ricardo Lima

  • Realização: Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa

  • Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém

  • Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, Santarém (PA)

  • Data e horários: 7, 8, 9 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira) das 19h às 22h; e 10 de fevereiro (sábado) das 16h às 19h.

  • Participação: gratuita

  • Vagas: 25 participantes

  • Classificação: 16 Anos

  • Certificação: 30 horas

  • Inscrições pelo formulário na página https://forms.gle/wbjAyE8AgzWXE1dr7

Mais informações: (93) 99130-6555, iurupari@gmail.com, https://www.facebook.com/iurupari/, https://www.instagram.com/iurupari/, https://twitter.com/_iurupari

Comunicação/Ufopa
29/01/2024, atualizada em 09/02/2024

 

Participantes da oficina. Foto: acervo do projeto

Notícia em destaque