Ultima atualização em 6 de Dezembro de 2018 às 12:32

Aluna indígena Borari defende TCC na Ufopa

Jecilaine Ferreira Silva, indígena Borari e aluna do curso de licenciatura em Pedagogia, defendeu o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado “Educação Escolar Indígena: a Cultura e a História do Povo Borari na Escola Indígena de Alter Do Chão”.

A defesa ocorreu nas dependências do Instituto de Ciências da Educação (Iced) na tarde da última terça-feira, 4 de dezembro. A banca contou com a participação do professor Gilberto César Lopes Rodrigues, orientador; do historiador e professor Wilverson Rodrigo Silva de Melo; e do sociólogo e servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) Geraldo de Almeida Dias. A defesa também foi prestigiada pelo cacique Rosinaldo Maduro e por indígenas de várias etnias.

No TCC, a acadêmica examinou a presença do ensino da cultura e história do povo Borari de Alter do Chão na disciplina de História na escola indígena da comunidade. O estudo envolveu pesquisa documental, trabalho de campo e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que ainda é incipiente essa presença, mas o trabalho foi considerado como um incentivo a mais para que na escola do próprio povo Borari sejam incorporados os ensinamentos de sua história e cultura.

A formanda em pedagogia Jeci Borari, como é conhecida, realizou a pesquisa no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq “Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia (ISEAM), vinculado ao Iced da Ufopa.

5/12/2018